
O dia em Feira de Santana começou com uma triste notícia: a morte de Dom Silvério Jarbas de Albuquerque, aos 96 anos. O Bispo Emérito de Feira de Santana estava internado no Hospital Unimed e teve falência múltipla dos órgãos, na madrugada desta terça-feira (28/05/2013). O corpo está sendo velado na Paróquia da Catedral Metropolitana de Sant’Ana, onde será o sepultado às 15h.
No programa Jornal Transamérica desta manhã, o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) lamentou a perda para Feira de Santana e destacou a atuação religiosa do Dom Silvério. “Ele foi uma pessoa com histórico de dedicação à igreja e à sociedade feirense. Alguém que sempre procurou somar”, frisou.
Vida – Nascido em Olinda, em 11 de março de 1917, Dom Silvério foi nomeado Bispo em 17 de março de 1970, no município de Caetité. Posteriormente, foi transferido para a Arquidiocese de Feira de Santana, onde permaneceu por 23 anos. Em 22 de fevereiro de 1995, ele renunciou ao múnus episcopal, por limite de idade (em conformidade com o cânon 401 do Código de Direito Canônico).

Entre suas ações destacam-se: construção da Secretaria do Bispado, aquisição do Terreno e Projeto Arquitetônico para as futuras instalações do Seminário Diocesano em Feira de Santana, criação do Seminário Santana Mestra, em Salvador, e doação do terreno para a construção da Obra Social Dispensário Santana.
Também, a criação de sete novas paróquias, assistência a cinco paróquias sem padres residentes (Ouriçangas, Conceição do Jacuípe, Amélia Rodrigues, Tanquinho e Senhor dos Passos), ordenação de 34 sacerdotes, sete diáconos permanentes e acolhimento de 15 diferentes congregações religiosas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




