Ministério Público Federal na Bahia denuncia ex-gerente geral de cooperativa de crédito em Itabuna por gestão fraudulenta

O denunciado concedia empréstimos sem a análise cadastral e sem garantia e praticava atos ilícitos para desviar dinheiro da instituição a terceiros.

O ex-gerente geral da Cooperativa de Crédito Rural de Itabuna (SICOOB CREDI-COFABA/ITACRED), Ewerton Macedo Filho, foi denunciado pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) por gestão fraudulenta. O denunciado concedia empréstimos sem levar em consideração os princípios da boa gestão bancária e praticava atos ilícitos para desviar dinheiro da instituição a terceiros, o que fez a cooperativa passar por liquidação extrajudicial.

As irregularidades foram descobertas pelo Banco Central (Bacen), que investigou as transações da cooperativa entre os anos 2001 e 2004. O relatório da auditoria realizada em junho de 2005 mostra que o saldo de contratos dos quinze maiores credores – todos da categoria de alto risco – ultrapassava 1,3 milhão de reais. O valor era 2,5 vezes superior ao Patrimônio de Referência da cooperativa, que corresponde ao patrimônio líquido somado aos saldos das contas credoras e reservas, na época.

Ficou comprovado que as operações de crédito eram realizadas sem que fossem observados os princípios de seletividade, garantia, liquidez e diversificação de risco. Os empréstimos eram concedidos sem a análise cadastral do tomador de crédito e sem garantia ou com aceitação de garantia insuficiente. Além disso, Macedo Filho autorizava a renovação de crédito com incorporação de juros e encargos; não observava a capacidade de pagamento do devedor e concedia crédito em valor acima do permitido pelas normas de prudência.

De acordo com a denúncia, de autoria do procurador da República André Batista Neves, não há dúvida de que a sequência de condutas criminosas conduzidas diretamente ou com participação do denunciado implicaram o desvio do dinheiro da instituição financeira para terceiros, levando à derrocada patrimonial da cooperativa.

O MPF requer que o ex-gerente geral seja condenado às penas previstas nos artigos 4º e 5º da Lei 7.492/86 que dispõe sobre crimes contra o sistema financeiro nacional. As penas variam de 2 a 12 anos de reclusão, além de multa.

Fonte: Procuradoria da República na Bahia


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.


Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading