O senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu, nesta quarta-feira (21/05/2013), em plenário, que o salário dos senadores fosse dissociado dos recursos que são destinados à manutenção dos gabinetes parlamentares, a chamada verba indenizatória. Para tanto, propôs a utilização de um CNPJ para os mandatos dos parlamentares, assim como é estabelecido para candidatos no processo eleitoral.
Para o senador, a medida trará maior discernimento e transparência às ações dos parlamentares: “Essa é uma informação que passaria a ser mais ainda acessível, do ponto de vista daqueles que querem fiscalizar. E mandatos têm que estar sob a fiscalização pública. Ao mesmo tempo, nos daria tranquilidade para o exercício do mandato, sem essa confluência”.
Pinheiro foi o primeiro parlamentar a declarar a verba indenizatória em seu imposto de renda e um dos poucos que não recebeu notificações da Receita Federal pelo não recolhimento das parcelas de IR referentes a recursos conhecidos como 14º e 15º salários.
A Mesa Diretora do Senado Federal vai incorporar a proposta de Pinheiro, através de projeto de lei, dentro das propostas de reformulação das diretrizes administrativas do Senado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




