
As seis policlínicas de Feira de Santana registraram, no primeiro semestre deste ano, 216.181 atendimentos, sendo que deste total 2.202 pacientes foram transferidos para unidades hospitalares, correspondendo a 1%. Os dados foram apresentados à imprensa pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e pela secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (30/07/2013), no Paço Municipal Maria Quitéria.
Do total de pacientes atendidos, 174.051 foram adultos. Deste quantitativo, 1.704 foram transferidos para outros hospitais da cidade. Já o número de crianças atendidas foi 42.130, resultando em 498 transferências para unidades de atendimento pediátrico. Durante o primeiro semestre também foram registrados 88 óbitos. Na Rede Básica foram contabilizadas 514.135 consultas – entre adultos e crianças – além de 22.516 chamadas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O prefeito destacou positivamente os números e ressaltou que a divulgação representa uma prestação de contas à população. “Os dados estatísticos mostram a importância das policlínicas para a saúde pública de Feira de Santana. As unidades são mantidas em 100% com recursos próprios do município. O gasto com saúde no mês de julho correspondeu a 22,78% do orçamento, ou seja, estamos 7,7 pontos percentuais acima do limite mínimo de gastos preconizado pelo Ministério da Saúde”, explicou.
José Ronaldo também anunciou a construção de uma grande unidade de saúde no distrito Maria Quitéria. “Vamos iniciar a obra na próxima semana com o objetivo de atender não somente a sede do distrito e os povoados, que abrange uma população de 12 mil habitantes, mas também pessoas que residem em Matinha e Tiquaruçu. Com isso os moradores dessas localidades não precisarão mais se dirigir à Policlínica do Parque Ipê”, salientou. A unidade será erguida no espaço onde funcionava o mercado de Maria Quitéria, na praça principal.
O gestor municipal revelou, ainda, que até o início do próximo ano a população da região do bairro Mangabeira contará com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), resultado da parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. “O contrato foi assinado em 2008. A obra está pronta e estamos buscando recursos para comprar equipamentos. A previsão é que em março do próximo ano já esteja em pleno funcionamento, atendendo a uma região com uma demanda crescente no âmbito da saúde”, pontuou.
Em relação a outra UPA, que começou a ser construída no bairro Queimadinha, mas foi paralisada devido a uma determinação judicial, José Ronaldo explicou que a unidade poderá ser remanejada para uma área do Hospital Dom Pedro de Alcântara, onde atenderá a toda a demanda daquela região da cidade e ainda contará com a estrutura do HDPA.
A entrevista coletiva também foi acompanhada pelo secretário de Comunicação Social, Valdomiro Silva, e pelos vereadores Justiniano França (presidente da Casa da Cidadania), Correia Zezito, Edvaldo Lima, Carlito do Peixe, Jose Carneiro, Robeci da Silva Lima, e Isaias de Diogo.
Leia +
Em resposta as críticas do deputado Zé Neto, prefeito Feira de Santana aponta números de atendimentos no setor de saúde das unidades municipais










Deixe um comentário