Criação da zona industrial planejada de Tanquinho é discutida com a comunidade

Lideranças de Tanquinho debatem zona industrial.
Lideranças de Tanquinho debatem zona industrial.

“Já podemos sonhar com o processo industrial de Tanquinho”. Foi com essas palavras que o prefeito Jorge Flamarion (PT) abriu o encontro aberto à população tanquinhense. Na ocasião foi apresentado de forma preliminar o projeto de criação da zona industrial planejada de Tanquinho. O evento aconteceu na tarde de ontem (08-07), na plenária da Câmara de Vereadores do município e contou com a presença de representantes do CIS – Centro Industrial do Subaé –, do deputado estadual Zé Neto (PT) e vereadores locais.

Para o prefeito Flamarion o quadro de pobreza do município é alto e pode ser revertido com a chegada de indústrias a localidade onde novas oportunidades de empregos podem ser geradas para população. “Temos que transformar o sonho em realidade. É um passo que será dado para o desenvolvimento da cidade. Vamos fazer uma coisa sólida que será feita pensando no futuro”, reiterou o presidente da Câmara de Vereadores, Djalma Moraes.

Análise técnica

Para o arquiteto Roberto de Lima, que é tanquinhense, e estava representando a gerência técnica do CIS juntamente com o administrador Otacilio Ribeiro, “tem que se começar o planejamento da zona industrial aos poucos. Pensando em todos os vieses. Não se pode agir com euforia ou de forma precipitada. Qual é a especialidade econômica de Tanquinho?”, indagou.

Assim, segundo Lima as ações a serem feitas na continuidade do processo de implantação da zona industrial passam por um estudo de diagnóstico econômico junto ao SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas –, que identifique dentre outras coisas a capacidade da cidade e da região quanto à disponibilidade de matérias-primas e mão-de-obra qualificada, bem como pela criação do plano diretor do município, que deve ser seguido pela conquista das licenças ambientais, criação de infraestrutura básica (água, luz), construção de vias internas e externas que atendam às normas técnicas do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – e criação de cursos técnicos para qualificação da mão-de-obra local.

Zona Industrial

Após a apresentação solene na câmara de vereadores, uma comitiva formada pelos representantes do CIS, da prefeitura e da câmara realizaram visita técnica a provável área de criação da zona industrial planejada de Tanquinho.

A área visitada tem aproximadamente 500 mil m² e é cortada pela BR-324 norte, que liga o município de Tanquinho a Capim Grosso sentido Juazeiro. Está a 38 km de Feira de Santana e 18 km do recém-criado CIS norte. “A área é plana, não tem vegetação nativa ou qualquer tipo de benfeitorias. Os ventos dominantes são Sul e vão contrário ao perímetro residencial de Tanquinho”, pontuou Melo.

“Há um interesse grande do CIS em dar todo o apoio técnico às prefeituras que integram a jurisdição do centro industrial. O município de Tanquinho foi o primeiro contemplado”, afirmou Jayro Miranda, diretor geral do CIS. Ainda segundo Miranda todos os municípios da jurisdição terão acompanhamento técnico, conforme acordo feito na reunião que discutiu o processo de industrialização dos municípios que compõem a jurisdição CIS no mês de julho.

Tanquinho

No dia 14 de agosto, o município comemora 55 anos de emancipação. Segundo dados disponibilizados pelo IBGE – o município tem 8.008 habitantes, tem Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – 2010 de 0,597 e PIB 2010 de R$ 31.259,00.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading