
“Nesta data tão importante tenho a honra de aplaudir Feira de Santana e exaltar a sua população, grande responsável pela construção, crescimento e continuidade do progresso dessa cidade tão importante para a Bahia e para o Brasil”. Este é o discurso de congratulações da deputada estadual Graça Pimenta (PR) na moção apresentada pela mesma na Assembleia Legislativa (AL) em homenagem ao aniversário de 180 anos de emancipação político-administrativa do município, comemorado nesta quarta-feira (18/09/2013).
A trajetória de Feira de Santana se confunde com o avanço que vem sendo conquistado pelo Brasil. O território feirense sempre foi pólo logístico de grande significado e local de passagem do progresso nacional. A Fazenda Sant’Ana dos Olhos D’Água, ponto de parada para tropeiros que passavam pela região e marco inicial da nossa história, transformou-se numa grande metrópole, maior entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste e sede de Região Metropolitana.
Detentora de um importante parque industrial, a “Princesa do Sertão”, apelido carinhoso dado por Rui Barbosa em 1919, possui cerca de 600 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa do Estado. O comércio, principalmente o de rua, é uma marca registrada do município. Na remota fazenda, a feira livre foi atrativo à fixação de residência dos primeiros habitantes, que nunca fugiram da labuta diária e fizeram a localidade progredir, fazendo-a chegar aos 180 anos celebrados neste momento.
A pioneira Micareta feirense, que atrai milhares de foliões aos circuitos da festa todos os anos, é inspiração para todas as outras micaretas que são realizadas no país. Com uma população católica expressiva, Feira de Santana tem algumas ruas do centro comercial tomadas por expressões de devoção à padroeira Senhora Sant’Ana no dia 26 de julho, dia da santidade. Entre os cartões postais do município está o Mercado de Arte Popular (MAP), onde é possível encontrar comidas típicas da região, a exemplo da maniçoba, e produtos de artesanato, como as sandálias de couro.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




