IV CachoeiraDoc consolida Recôncavo Baiano no circuito de festivais

IV CachoeiraDoc, festival de documentário acontece em Cachoeira entre os dias 3 e 8 de setembro de 2013.
IV CachoeiraDoc, festival de documentário acontece em Cachoeira entre os dias 3 e 8 de setembro de 2013.

O IV CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira consolida o Recôncavo Baiano no circuito de festivais culturais. A quarta edição do evento acontece entre os dias 3 e 8 de setembro de 2013, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na cidade de Cachoeira (localizada a 110 km de Salvador).

O festival busca fomentar a produção de documentários e a discussão sobre o gênero, por meio da exibição de filmes e realização de oficinas, debates e ciclo de conferências. No total, serão exibidos 41 documentários, entre curtas, médias e longas-metragens, muitos deles inéditos na Bahia e no Brasil. Os filmes integram as sessões especiais/première e mostras Competitiva, Cinema na Real, Áfricas: filmes de regresso e questões à terra natal, Recôncavo e Clássicos do Real: homenagem a Alexandre Robatto.

Na mostra Competitiva, foram inscritos 218 filmes de todas as regiões do país. Entre os 17 documentários selecionados, sendo 13 curtas e quatro longas-metragens, estão os baianos “Jessy”, dos diretores Rodrigo Luna, Ronei Jorge e Paula Lice, “Maria vai c’as vaca”, de Luara De, e “Procurando Rita”, de Evandro Freitas. Já a mostra que homenageia o cineasta baiano Alexandre Robatto vai exibir quatro de seus curtas e o documentário sobre sua vida “Os filmes que eu não fiz”, de Petrus Pires.

“As obras que buscamos exibir e por meio das quais conduzimos uma reflexão sobre o cinema e o mundo são aquelas que traduzem a multiplicidade e a constante renovação do documentário enquanto domínio cinematográfico”, explica Amaranta César, que coordena o festival em parceria com Ana Rosa Marques.

A abertura do festival acontece no dia 3, a partir das 19h, Praça d´Ajuda. O filme “A Vida sobre a Terra” (Mali/Mauritânia/França, 1998, 62min.), de Abderrahmane Sissako, integrante da Mostra Áfricas, será exibido ás 19h30. Em seguida, o público poderá conferir a apresentação musical do cantor e compositor cachoeirano, Mateus Aleluia.

Além das mostras, o festival promove gratuitamente um ciclo de conferências e as oficinas “Desenvolvimento de projeto de documentário”, ministrada por Aly Muritiba, e “Web Documentário”, com Diego de Jesus, Diogo Nunes e Laís Lima, do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário da UFRB.

Entre as conferências, ganham destaque “O real e a mise en scène”, do pesquisador e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, César Guimarães, que abordará as recentes passagens entre os regimes do documentário e da ficção, e “Alexandre Robatto, o pioneiro do cinema baiano”, com lançamento de box com filmes do cineasta restaurados. As debatedoras da mesa serão Sônia Robatto – atriz, escritora, fundadora do Teatro Vila velha e filha do cineasta; Ana Luisa Coimbra – mestre com a dissertação “Memória e Imagens da Bahia no Documentário de Alexandre Robatto Filho”; e Dayse Porto, jornalista e roteirista do filme “Os filmes que eu não fiz”.

“Há um apuro cuidadoso com as oficinas, as conferências e os debates. Nesses momentos, percebemos que há uma troca de experiência entre estudantes, cineastas, pesquisadores, professores e o público em geral. Ali, todos estão pensando e aprendendo juntos”, explica Ana Rosa, uma das coordenadoras do festival.

O festival conta ainda com as apresentações do Coletivo Xaréu e das festas Quarta dos Tambores, Cachoeira Jammin Session e Independência Discotecagem, produzido pelo pessoal do Baile Esquema Novo.

Nas edições anteriores, cerca de sete mil pessoas assistiram mais de 100 documentários. O festival é uma realização da Ritos Produções e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia desde a sua primeira edição, em 2010.

Confira a programação completa aqui. (http://www.cachoeiradoc.com.br/2013/?page_id=199)


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading