Assembleia Legislativa da Bahia aprova Estatuto da Igualdade Racial

Assembléia Legislativa da Bahia faz reparação histórica.
Assembléia Legislativa da Bahia faz reparação histórica.

Um passo pioneiro no país e importante para a redução progressiva das desigualdades raciais foi dado pela Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira (20/05/2014). Os deputados estaduais baianos aprovaram o projeto de lei 20.785/2014 que institui o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado. A matéria foi aprovada após dispensa de formalidades acordada entre os líderes das bancadas do governo e da oposição, Zé Neto (PT) e Elmar Nascimento (DEM) – representado por Carlos Gaban (DEM) -, respectivamente.

Conforme frisou o relator do projeto, deputado Bira Corôa (PT), a proposição institui o Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SISEPIR), cujo objetivo é efetivar o conjunto de ações, políticas e serviços de enfrentamento ao racismo, promoção da igualdade racial e combate à intolerância religiosa, e o Sistema de Financiamento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, para garantir prioridade no planejamento, alocação específica de recursos, aperfeiçoamento dos meios de execução e controle social das políticas de promoção da igualdade racial no âmbito do Estado.

Os municípios interessados poderão integrar o SISEPIR participando do Fórum de Gestores de Promoção da Igualdade Racial, por exemplo.

Com relação ao Sistema de Financiamento, conforme o PL, os recursos poderão ser oriundos de: transferências voluntárias da União; doações voluntárias de particulares e empresas privadas e organizações não-governamentais, nacionais ou internacionais; doações voluntárias de fundos nacionais ou internacionais e de Estados estrangeiros, por meio de convênios, tratados e acordos internacionais.

O deputado Zé Neto parabenizou aos movimentos sociais voltados para as causas raciais, pelas proposições apresentadas; ao deputado Bira Corôa (PT), pelo pedido de desarquivamento do projeto; e ao governo do Estado, pela atualização do texto e a renovação de seu encaminhamento à Casa Legislativa.

Para reforçar a necessidade de aceleramento na tramitação do projeto, na noite desta segunda-feira (19), Zé Neto foi procurado por dois representantes do Comitê Pró-Aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, Gilberto Leal e Alex Bombom. Por reconhecer a justeza deste pleito, na oportunidade, o deputado colocou-se à disposição para as costuras políticas necessárias à dispensa de formalidades ao projeto, acelerando o processo de votação.

Doação e alienação de terreno

Com a aprovação, por unanimidade dos presentes, do projeto de lei 20.783/2014, o Estado vai poder doar à Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC) uma área medindo 266.243,78m², localizada na Ponta do Sapoca, em São Tomé de Paripe, na capital baiana. O imóvel será destinado à implantação de empreendimentos industriais, comerciais ou de serviços, de acordo com a política de desenvolvimento econômico estabelecida pela Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração (SICM).

Também foi aprovado o projeto de lei 20.811/14. Assim o governo do Estado, autor deste PL, está autorizado alienar uma área com 3.016,9933m², situada na Avenida Reitor Miguel Calmon, no bairro Canela, na capital baiana.

Urgências

Também foram aprovadas urgências para a tramitação dos projetos 20.839/14 e 20.840/14, ambos do governo do Estado. Com a aprovação do primeiro PL, o Estado poderá  contratar junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) até US$200 milhões para financiar a segunda etapa do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias Estaduais da Bahia (Premar). Já o segundo PL vai autorizar a contratação de US$50 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investir no Programa de Fortalecimento da Gestão Pública para o Estado da Bahia (PROGEST), cujo objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

Limites territoriais

Sob relatoria do deputado Zé Raimundo (PT), também foi aprovado o projeto de lei 20.764/2014, que atualiza os limites territoriais do município de São Francisco do Conde. Também foi aprovado o PL 20846/2014, que altera os limites dos municípios de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itagibá, Itamari, Jequié, Jitaúna, Manoel Vitorino, Nova Ibiá e Ubatã.

Cultura 

Relatado pelo deputado Carlos Gaban (DEM), também foi aprovado o PL 20.832/2014, que altera dispositivos da Lei nº 12.922, de 22 de novembro de 2013, que instituiu o Fundo Estadual de Preservação do patrimônio Cultural. Com a modificação, o Fundo Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural passará a ser vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), que também passará a presidir o seu Conselho Curador, e não mais a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). “Parabenizo ao governo do Estado por ter acatado nossa sugestão e promovido mudanças neste projeto”, disse Gaban.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading