Ministério Público do Estado da Bahia intensifica fomento à transparência nas contas públicas

Procurador-geral de Justiça Márcio Fahel promete atuação firme do MP.
Procurador-geral de Justiça Márcio Fahel promete atuação firme do MP.

Promotores de Justiça que atuam em diversos municípios baianos participaram na manhã de sexta-feira (09/05/2014), do ‘III Workshop sobre o Projeto Transparência nas Contas Públicas’, desenvolvido pelo Ministério Público estadual para fomentar a transparência na gestão pública. O evento, que é mais uma das ações do projeto, foi aberto pelo procurador-geral de Justiça Márcio Fahel, que traçou um paralelo entre a transparência e a evolução humana. “Desde a época de Luís XIV, que pregava ‘o Estado sou eu’, evoluímos muito”, registrou o PGJ, lembrando que, no século XIX, princípios como moralidade e eficiência foram estabelecidos. Entretanto, “precisamos evoluir mais”. Para Márcio Fahel, “é imprescindível darmos início a um trabalho de reflexão sobre como somos para, depois, agirmos e cobrarmos daqueles que fiscalizamos”. A transparência exige uma reflexão na vida privada e na atividade pública, frisou ele, convidando todos a trabalharem de maneira planejada e articulada para alcançarem resultados exitosos para a sociedade.

Também na abertura do workshop, o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Valmiro Macedo, informou que pesquisa lançada recentemente pelo Ibope, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), detectou que a corrupção é um problema mundial. Dados da pesquisa realizada em 65 países, com 66.806 entrevistados, indicam que 21% das pessoas citam a corrupção como o principal problema do mundo. No Brasil, esse índice é ainda maior: 29% consideram a corrupção como o problema mundial mais grave. Isso reforça a crença de que trabalho desenvolvido pelo MP é extremamente relevante, assinalou Valmiro Macedo, ressaltando que o projeto pode ser um mecanismo eficiente no combate à corrupção e indutor de melhorias reais. O projeto ‘Transparência nas Contas Públicas’ é desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público (Gepam), representado no evento pela promotora de Justiça Patrícia Medrado, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE).

Segundo o coordenador da CGE, promotor de Justiça Marcelo Guedes, a Bahia está realizando um trabalho relevante e foi destaque no Fórum Nacional de Gestão, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Representantes de outros MPs buscaram, no MP baiano, informações sobre como desenvolver o projeto e alcançar tamanha aderência de membros, relatou ele, esclarecendo que resultados satisfatórios já foram alcançados no interior do estado. Desde o lançamento do projeto, em julho de 2013, 74 municípios aderiram à iniciativa. Termos de Ajustamento de Conduta foram firmados, recomendações foram expedidas pelos promotores de Justiça e, atualmente, 90% desses municípios já contam com portais de transparência.

Outra iniciativa importante que será introduzida no projeto de transparência é o fomento à implantação dos Observatórios Sociais. O município baiano de Santo Antônio de Jesus foi o primeiro do Nordeste a contar com o observatório, o qual recebe apoio do MP. A Instituição se dedicou ainda a criar o ‘Mapa da Improbidade’, uma ferramenta desenvolvida para divulgar as informações relativas às ações por ato de improbidade administrativa e criminais, atinentes à defesa do patrimônio público, que foram apresentadas à Justiça. O mapa pode ser acessado no site do MP (www.mpba.mp.br).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading