Na noite de quarta-feira (11/06/2014), o teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, foi palco da apresentação da Orquestra Juvenil da Bahia, marcando o lançamento do programa Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) no município. O evento contou com a presença de autoridades, representantes de movimentos sociais e membros da comunidade, que prestigiaram a iniciativa que visa promover a inclusão social por meio da música.
Com apoio do deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, a criação do núcleo do Neojibá em Feira de Santana foi possível graças a uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).
“Estamos vivendo um momento histórico com a implantação do Neojibá em Feira. Acreditamos que a orquestra irá prosperar, oferecendo aos nossos jovens oportunidades de crescimento cultural e social. Agradeço ao governador Jaques Wagner e ao secretário Cezar Lisboa por essa conquista”, declarou Zé Neto, destacando a importância do projeto para o município.
O núcleo de Feira de Santana seguirá o modelo implementado com sucesso em Salvador desde 2007. Jovens músicos serão selecionados para compor uma orquestra de excelência, sendo capacitados para ensinar e replicar a metodologia do Neojibá, que une música e inclusão social. O maestro Ricardo Castro, fundador e idealizador do programa, enfatizou a importância da expansão para o interior do estado.
“Graças ao apoio do Governo do Estado, estamos levando o Neojibá para novas regiões. A partir da próxima segunda-feira, as inscrições estarão abertas no site oficial do programa”, informou Castro.
O secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Cezar Lisboa, ressaltou que os jovens participantes do programa não apenas receberão formação musical, mas também serão acompanhados em nível individual e familiar, com acesso a outros programas sociais do governo estadual.
“A cultura é uma poderosa ferramenta de enfrentamento à violência, e o Neojibá exemplifica isso. Acreditamos que o projeto terá grande impacto na vida desses jovens e de suas famílias, e as parcerias serão fundamentais para consolidar uma orquestra forte e integrada à comunidade”, afirmou Lisboa.
O Neojibá, que utiliza a prática musical coletiva como meio de transformação social, oferece, além da formação musical, oportunidades de profissionalização para jovens músicos e promove ações socioculturais voltadas para áreas vulneráveis de Feira de Santana. A implantação do núcleo no município representa um importante passo na criação de novas perspectivas para os jovens e na valorização da cultura local.
O evento de lançamento contou com a presença da diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), Selma Soares, do secretário municipal de Cultura, Jailton Batista, além de diversas outras autoridades e representantes da sociedade civil.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




