
Dificuldades enfrentadas pelo Hospital Martagão Gesteira (HMG), em Salvador, foram apresentadas por membros da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, mantenedora da unidade de saúde, durante audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (AL) nesta terça-feira (03/06/2014). Entre os problemas do hospital está a dificuldade de pagar empréstimos feitos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para manter a prestação de serviços, o que tem gerado juros mensais no valor de R$ 100 mil.
Ciente da função social do HMG e das dificuldades enfrentadas pela unidade, o colegiado vai intervir junto aos órgãos competentes para que haja a anistia dos juros cobrados pela CEF. “O Martagão Gesteira desenvolve um excelente trabalho filantrópico há quase cinquenta anos atendendo crianças e adolescentes. A unidade de saúde é referência em tratamentos de alta complexidade, como os de câncer, e precisa de todo o apoio possível para continuar salvando vidas”, pontua a vice-presidente da Comissão de Saúde, deputada Graça Pimenta (PMDB).
Durante o evento, o superintendente do HMG, Emanuel Melo, apresentou dados. “Só no ano de 2012 realizamos 260 mil atendimentos ambulatoriais, 7 mil cirurgias e 10 mil internamentos. O Martagão Gesteira possui o maior serviço de neurocirurgia pediátrica do Estado e um dos maiores do Nordeste. A unidade também é um dos maiores serviços de oncologia da Bahia”, enumera.
A presidente executiva da Liga Álvaro Bahia, Rosina Bahia, solicitou apoio dos parlamentares na conquista de emendas em benefício do HMG. “Trouxemos um termo de compromisso para que os senhores se comprometessem a nos ajudar com emendas parlamentares ao orçamento de 2015, para reformarmos enfermarias. Estamos fazendo esse apelo para que os deputados aqui presentes se sensibilizem e estendam essa sensibilização aos parlamentares desta Casa”, pontua.
A Comissão de Saúde atendeu a solicitação da presidente Rosina Bahia e vai buscar emendas junto às bancadas federais de cada deputado estadual. Presente na audiência, o conselheiro da Liga Alváro Bahia, o ex-governador Roberto Santos, agradeceu o empenho do colegiado em contribuir para que o HMG continue atendendo a população.
Também no encontro, o deputado José de Arimateia foi homenageado com uma medalha comemorativa aos 90 anos da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, celebrados em 2013. A honraria é entregue somente para pessoas que lutam pelo HMG.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




