Pai zeloso, transmitiu o seu oficio de carpinteiro a Jesus, cumprindo assim uma importante missão paterna: a educação dos filhos.
Hoje se comemora o Dia dos Pais, quando estes são merecedores de homenagens por seus filhos, netos, esposas, familiares e amigos, pela nobre condição de paternidade, criação e educação dos filhos.
Lembremos do Quinto Mandamento de Deus: “Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra”. É dever dos filhos honrar ao seu Pai, isto é, respeitá-lo, estimá-lo e obedecê-lo. Só desta maneira o jovem será um individuo bem integrado na família e na sociedade.
E qual o dever dos pais? Muitos dos deveres dos filhos, com acréscimo: amá-los, estima-los, respeitá-los, protegê-los, provê-los e muitas… muitas atribuições mais.
Um modelo e exemplo de pai a seguir é o Patriarca São José, esposo de Maria de Nazaré e pai do Menino Jesus.
Guiado pelo Santo Anjo do Senhor, José, que era homem justo e de bem, obedeceu ao Divino Pai:
— José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados (Mateus 1:19-21).
E assim foi: o Patriarca da Sagrada Família – Jesus, Maria e José — desde este dia os protegeu e cuidou.
Quando a sua família se viu ameaçada pelo sanguinário rei Herodes, que mandou sacrificar os inocentes em Belém, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse:
— Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar.
José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. Ali permaneceu até à morte de Herodes, quando voltou para a Judeia.
José, esposo de Maria e pai de Jesus, o criou e proveu com dignidade, apesar da pobreza material em que viviam. Pai zeloso, transmitiu o seu oficio de carpinteiro a Jesus, cumprindo assim uma importante missão paterna: a educação dos filhos.
São José Operário é tido como “Padroeiro dos Trabalhadores”, e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como “Padroeiro das Famílias”.
O Senhor São José é também o Padroeiro da Boa Morte, pois na tradição cristã acredita-se que o seu espirito abandonou o corpo de matéria rodeado por seu Divino Filho Jesus Cristo e Sua Divina esposa Nossa Senhora da Conceição.
Quem pode ter tido uma tão boa morte como José?
Patriarca São José, és o exemplo de Pai a seguir.
Senhor São José, lá nas Alturas onde estás, protegei e guarnecei a nossa família.
Veja e ouça o vídeo:
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




