Com o objetivo de celebrar a passagem do dia da Guarda Municipal, comemorado nesta sexta-feira (10/10/2014), a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) apresentou uma Moção de Aplauso na Assembleia Legislativa (AL). A homenagem, em especial, vai para os profissionais de Feira de Santana.
A parlamentar solicitou no documento que o mesmo chegue ao conhecimento da sociedade feirense através do comandante da Guarda Municipal de Feira de Santana (GMFS), Inspetor Ailton Almeida Cerqueira, e da imprensa local. “Na data em que o país celebra o Dia da Guarda Municipal, quero aplaudir os aguerridos Guardas Municipais de Feira de Santana, homens de grande valor para a sociedade feirense”, afirma Graça Pimenta na moção, onde a mesma fez um resumo da história da categoria.
Com trajetória iniciada no século XIX, a Guarda Municipal brasileira só teve o seu dia estabelecido em 2009, através da Lei federal nº 12.066, e seu estatuto geral instituído este ano através da Lei nº 13.022/14. A categoria tem origem no período da chegada da Família Real, época em que foi criada a primeira corporação do país instalada no Rio de Janeiro. Responsáveis pela manutenção da ordem pública nas cortes, as Guardas Municipais ampliaram as suas atuações e passaram também a proteger o patrimônio público.
Guarda Municipal Feirense – Inúmeras corporações interromperam as suas atividades e depois voltaram à ativa. Fundada em 1893, a briosa Guarda Municipal de Feira de Santana (GMFS) é uma das mais antigas em atividade. A corporação local surgiu com um pequeno contingente, mas ao longo do tempo teve o seu efetivo e atuação ampliados. Formada por homens e mulheres, a guarda feirense desenvolve ações de grande significado, como a de fazer a segurança das viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em situações e locais considerados de risco para a equipe de saúde.
Em 2011, a GMFS progrediu durante a gestão do ex-prefeito Tarcízio Pimenta com o reconhecimento do Estatuto da categoria, o que possibilitou a elaboração de um plano de carreira para o efetivo. Nesse período, a guarda local também foi modernizada através da qualificação dos integrantes e da aquisição de melhores equipamentos, a exemplo de coletes à prova de bala, capacetes e fardamentos, além de viaturas e motocicletas. “Em maio de 2014 a corporação feirense viveu o seu momento mais triste com o assassinato do seu ex-comandante, o Inspetor Marcus Vinícius Alves, que estava em serviço. Os familiares da vítima e a sociedade clamam por justiça para esse caso que continua sem solução”, finaliza a parlamentar.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




