Representantes da Autoridade Palestina apresentaram nesta sexta-feira documentos para integrar o TPI; governo palestino confirmou que vai buscar ação retroativa contra Israel por supostos crimes de guerra cometidos em Gaza em 2014.
Representantes da Autoridade Palestina apresentaram nesta sexta-feira, nas Nações Unidas, documentos para adesão a 16 tratados e convenções internacionais incluindo o Estatuto de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional, TPI, com sede em Haia.
De acordo com uma nota publicada pelo porta-voz da ONU, os documentos estão sendo revistos para “que sejam determinados os próximos passos apropriados.”
Retroativo
O governo palestino confirmou que vai buscar ação retroativa contra Israel no TPI por supostos crimes cometidos em Gaza no ultimo conflito no ano passado. Cerca de 2,2 mil palestinos e 70 israelenses morreram durante o confronto de 51 dias que acabou em agosto.
Segundo o embaixador palestino na ONU, Riyad Mansour, foi entregue uma carta ao escritório do TPI na noite da quinta-feira pedindo “retroatividade” em relação ao que chamou de “crimes cometidos na última guerra em Gaza”. Mas o documento também deixa espaço para outras divergências com Israel.
Mansour declarou ser “um passo muito significativo buscar justiça através de uma opção legal”. Ele mencionou ainda ser uma “opção pacífica e civilizada”.
Até o momento do pronunciamento do embaixador, Israel não havia reagido à declaração nas Nações Unidas.
*Por Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




