
A nomeação de Humberto Lopes Cedraz como Chefe do Legislativo de Feira de Santana introduz novo componente na equação política local. Na eleição de 2014, Cedraz foi um dos articuladores da saída do PEN e do PRTB da base de apoio da candidatura de Paulo Souto (DEM) ao governo da Bahia, demarcando independência em relação à liderança do Democratas local.
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), também conhecido como “pajé da comuna”, ascendeu politicamente sob a liderança de Souto. Com a rebeldia política de Cedraz, membro da comunidade feirense e aliado de muitas horas de Ronaldo, ficou patente o sinal de independência, crítica e insatisfação de Cedraz, com relação a liderança de Ronaldo.
Ao perder controle sob o processo de eleição na Câmara Municipal, Ronaldo “cavou a própria cova política”. O presidente do legislativo, Reinaldo Miranda Vieira Filho (Ronny, PSDB), não apenas sinaliza independência em relação ao executivo, como escolheu estrategicamente Humberto Cedraz, apelidado de “Cardeal Vermelho”, para construir uma nova relação entre os poderes, contribuindo com a formação de grupo político que atue contra a liderança de Ronaldo, estabelecendo uma nova força no cenário de disputa local.
Nomes para prefeito
Atualmente, em Feira de Santana, alguns líderes políticos apresentam desejo em disputar as eleições municipais de 2016, José Neto (Zé Neto, PT), Carlos Geilson (PTN), Targino Machado (DEM), e Jhonatas Monteiro (Rasta, PSOL). Com este quadro, dificilmente Ronaldo conseguirá a hegemonia político-partidária na disputa.
Outro aspecto que pode modificar o processo eleitoral de 2016, é o fato de Ronaldo está sendo julgado pelo Tribunal de Justiça da Bahia, e caso condenado, poderá ficar impedido de concorrer à reeleição.
Leia +
Empossada nova Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Feira de Santana para o biênio 2015/2016
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




