
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), Marcelo Alexandrino, comentou o aumento da passagem da tarifa do transporte coletivo da cidade de R$ 2,35 para R$ 2,70, que significa um aumento de 14,9%. A entidade tem representação no Conselho Municipal de Transportes e por isso o presidente esteve presente na reunião que culminou com o reajuste.
Marcelo Alexandrino fez questão de registrar em ata a insatisfação da classe empresarial no que diz respeito ao fechamento de ruas pelo movimento grevista dos rodoviários que aconteceu nos dois dias que antecederam o Natal. Ele destacou que trata-se de um dos principais períodos de movimentação no comércio, por conta das festas de fim de ano.
“É inadmissível o que aconteceu. Respeitamos o direito de greve dos funcionários das empresas do transporte coletivo, mas não podem fechar vias como as avenidas Getúlio Vargas e Senhor dos Passos. Entendo que foi uma leviandade impedir que as pessoas pudessem transitar, prejudicando sobremaneira o comércio de Feira de Santana, que é um dos principais patrocinadores financeiros do sistema de transporte público”, ressaltou o presidente.
Gratuidade
Em ata foi também registrado a pedido da ACEFS que o grande volume de gratuidade tem onerado a tarifa. “Solicitamos então a revisão e que cada promotor dessa gratuidade entre financeiramente no sistema de transporte para desonerar as tarifas”, defendeu Marcelo Alexandrino. Ele citou como exemplo os funcionários dos Correios, que utilizam o sistema gratuitamente, mesmo sendo uma empresa pública e privada que cobra pelos seus serviços e, portanto, deveria entrar com contrapartida financeira.
Marcelo Alexandrino falou ainda sobre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com as gratuidades dos idosos e portadores de necessidades especiais, as secretarias de Educação estadual e municipal, com a meia passagem dos estudantes, assim como a Polícia Militar, que também é contemplada com a isenção do pagamento de tarifa. “Não somos contra a gratuidade, é preciso que se diga isso, somos a favor de que os promotores entrem com a contrapartida no sistema para equilibrar a tarifa”, ratificou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




