Setor de serviços baiano cresceu 16,3% em novembro de 2014, ocupando a primeira posição no ranking nacional

Setor de serviço da Bahia tem crescimento.
Setor de serviço da Bahia tem crescimento.
Setor de serviço da Bahia tem crescimento.
Setor de serviço da Bahia tem crescimento.

A Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE, aponta que a receita nominal do setor de serviços apresentou, em novembro de 2014, um crescimento de 16,3% na comparação com novembro de 2013. O indicador também expandiu no acumulado do ano, apresentando crescimento de 6%, e no acumulado em 12 meses, registrando aumento de 5,7%. O resultado coloca a Bahia na primeira posição no ranking do país, na variação mensal, acima das demais unidades federativas e do resultado nacional (3,7%). Os dados foram analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve aumento em todas as atividades pesquisadas, exceto as atividades de Serviços de informação e comunicação, que apresentou estabilidade relativa. Entre as atividades destacaram-se, Serviços profissionais, administrativos e complementares (45,5%); Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,8%); Serviços prestados às famílias (7,2%); e Outros serviços (3,2%), categoria que inclui atividades artísticas, de tratamento de beleza, outros serviços pessoais, atividades de apoio à educação e atividades funerárias e serviços relacionados.

Nos resultados acumulados no ano registrou-se maior expansão na atividade Serviços profissionais, administrativos e complementares (14,4%). As atividades de Serviços prestados às famílias e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio seguem o mesmo comportamento, com variações de 10,9%, para ambos. Em seguida está Outros serviços, com crescimento de 8,8%. Por outro lado, os Serviços de informação e comunicação apontaram retração de 7,2%.

Já os resultados acumulados nos últimos 12 meses indicam que no período de dezembro de 2013 a novembro de 2014 todas as atividades ampliaram suas receitas nominais, exceto Serviços de informação e comunicação (-7,0%). No destaque de expansão no período está a categoria de Serviços profissionais, administrativos e complementares, com crescimento de 13,3%. A atividade é seguida no resultado positivo pelos grupos Serviços de Transporte, serviços auxiliares aos transportes e correio (10,6%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (10,6%) e Outros serviços (8,2%);

Os dados por Unidades da Federação ressaltam que nos resultados acumulados em 2014, todas as unidades apresentaram crescimento nominal, exceto Roraima (-0,1%) e Amapá (-1,4%). Nesta análise a Bahia é o estado ocupante da 10ª posição, com expansão de 6,0%.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142767 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário