
A reportagem publicada ontem (16/02/2015), pela revista Veja, com título ‘Fundo de Ohio quer liderar ação coletiva contra Petrobras nos EUA’, aborda o prejuízo que as fraudes na Petrobras causaram em investidores estadunidenses. Em especial, ao fundo de pensão do Estado de Ohio. O Estado de Ohio estima perdas de, no mínimo, US$ 50 milhões.
Segundo Mike DeWine, procurador-geral do estado de Ohio, “a fraude é tão ultrajante, que temos a obrigação de tentar liderar o processo para melhor proteger os interesses dos trabalhadores e pensionistas do Estado”. Ele também afirma que a “Petrobras não divulgou corrupção para os investidores e violou as leis dos Estados Unidos”. DeWine explica que os fundos de pensão de Ohio e dos Estados de Idaho e Havaí, aderiram à ação em conjunto, e que montante estimado é superior a 50 milhões de dólares. “Mas este número pode ser maior, caso novas denúncias de corrupção sejam reveladas.”, conclui.
A ação, proposta por Mike DeWine, será analisada pelo juiz Jed Rakoff, da corte sul do distrito de Nova York, e levar dois anos para que chegue a um veredicto. A ação judicial é do tipo ‘class action’, uma modalidade de ação coletiva que representa os interesses de um grupo de pessoas, e provoca efeitos sobre todos os membros. A decisão do juiz, portanto, valerá para todos os investidores que tiveram perdas com corrupção na Petrobras nos EUA, mesmo que não tenham aderido à causa.
A reportagem de Luís Lima, publicada na Veja, também informa que outras quatro ações coletivas são movidas contra a estatal, por fundos de investimento e por pessoas físicas.
Leia +
Ministério Público Federal denuncia 35 investigados na Operação Lava Jato. Confira relação dos denunciados
Operação Lava Jato: Polícia Federal cumpre 85 mandados judiciais
Justiça determina quebra de sigilo do ex-presidente da Petrobras e ex-secretário do governo José Sérgio Gabrielli
Operação Lava Jato: imprensa europeia destaca corrupção na Petrobras. Jornal Alemão acusa governos Lula e Dilma de levarem petroleira à ruína
Operação Lava Jato: para Financial Times, escândalo na Petrobras ‘ameaça engolir governo’
Operação Lava Jato atinge políticos do PT da Bahia
Operação Lava Jato: com 42 autoridades com foro especial envolvidas, a corrupção na Petrobras é qualificada como maior caso de desvio de recursos financeiros do planeta
Operação Lava Jato: corrupção na Petrobras destrói postos de trabalho na Bahia
Operação Lava Jato: Financial Times diz que Rolls-Royce pagou propina a funcionários da Petrobras
Operação Lava Jato: fraudes nos contratos da Petrobras geram prejuízo a fundo de pensão nos Estados Unidos. Procurador classifica como ultrajante
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




