
A Coleção Poeta Fernando Coelho já está disponível para todos os leitores a partir de hoje (06/03/2015) no Clube UOL e diretamente no site da Ground Aquariana Editorial.
O poeta Fernando Coelho é o mais baiano dos baianos, apesar de ter vivido grande parte da sua vida em exílio paulistano. Ou talvez por isso mesmo. A saudade da Bahia o fez reconstruir, no seu saudoso imaginário, a Bahia mítica, misteriosa. A terra da bahiafricanidade.
Amigo de ilustres baianos da gema e baianos por adoção, como Luciano Ferreira, Vivaldo Costa Lima, Calazans Neto, Caribé e Pierre Verger, esse também ilustríssimo baiano nos brinda com a segunda edição do seu livro de poesias, “O quarador de borboletas”.
Ogã do Ilê do Axé Opó Afonjá, esposo da risonha Nadir e pai de Fernanda de Nanã, Fernando Coelho é natural de Conceição do Almeida, terra de outros tantos distintos baianos — como o professor Luiz Paulo Neiva.
Fernando tem o seu livro prefaciado por dois leves pesos pesados da literatura brasileira: José Nêumanne e Olga Savary, poetisa e tradutora de Pablo Neruda. Plasticamente bonito, o livro de poesia “O quarador de borboletas” é composto de 41 poemas breves, a maneira de hai-kais. Versos bonitos, concisos, “desenhados a nanquim, como o estandarte de um samurai de Kurosawa”.
Fernando, o Coelho, nos seus breves tercetos, é um acrobata da palavra. Encontramos verdadeiras pérolas de uma erótica-telúrica, que surpreende o leitor: “pintassilgos fornicando mangas / camomila dos varais”. Ou ainda: “o beija-flor te faz pérola / espada ânsia de pólen”. E, que dizer de: “E te amar / Como quem fareja visgo / Comer de sempre tua hera”.
Nos versos do bardo de Conceição do Almeida a natureza se faz mais viva, na celebração do amor pró-criativo. Borboletas, insetos e passarinhos copulam com flores e folhas para criar vida, eternamente viva: “”apaixonados insetos / corroem fímbrias / e medulas de açúcar”. E mais: “cogumelos chocados / no infinito de tuas partes”.
Fernando é o homem de mil ofícios, por isso, listar aqui o seu currículo correr-se-ia o risco de não restar bytes no computador ou tinta no papel. No ofício de escritor, o nosso Coelho é autor de uma ode à Bahia, declaração plena de amor, no seu “Salvador — Guia de Cheiros, Caminhos e Mistérios”, prefaciado pelo Amado Jorge dos baianos. O autor nos promete organizar a nova edição desse seu fundamental guia lítero-gastronômico-turístico, entre uma poesia e outra, que flui incansavelmente por sua tocante e criativa verve romântica.
*******************
A Coleção Poeta Fernando Coelho já está disponível para todos os leitores a partir de hoje (06/03/2015) no Clube UOL e diretamente no site da Ground Aquariana Editorial. O Clube UOL é o clube de descontos e benefícios do UOL. Para comprar os livros da coleção com desconto de 20% através do Clube UOL, é preciso que o leitor faça o seu cadastro no uol.com.br/clube do seu celular ou computador. Para comprar direto da editora é só acessar: http://www.aquariana.com.br/colecaopoetafernandocoelho
Escritores que opinam sobre os poemas de Fernando Coelho: Scheila Azevedo Hinnah, Olga Savary, José Nêumanne Pinto, Gláucia Lemos, Ivan de Almeida, Joaquim Maria Botelho, Celso Velame, Emiliana Carvalho, Lita Passos, Evandro Affonso Ferreira, Juarez Duarte Bomfim. A concepção gráfica do projeto é do designer Guto Chaves e André Duque. Ilustrações de Gil Rigueira (O Quarador de Borboletas) e Carolina Carvalho (Balada de Itapuã).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




