Feira de Santana: A lagoa do Subaé “clama” por vida

Na tarde de ontem (22/04/2015), moradores do Residencial Parque Lagoa do Subaé, em Feira de Santana, recepcionaram a equipe do Jornal Grande Bahia com a finalidade de protestar contra o nível de degradação ambiental da lagoa Suabé, tendo como consequência a perda de qualidade de vida na localidade.

Os moradores relataram que com as chuvas de abril o nível da lagoa subiu, mas uma obstrução de concreto e pedra impede que a água da lagoa circule de forma livre. A obstrução da água ocasiona o aumento de insetos, contribuindo com a degradação da qualidade de vida dos moradores.

Eles informaram que além da obstrução, o loteamento implantando pela Falcão Urbanizadora não preservou as margens da lagoa com o plantio de árvores. Eles também lamentaram que habitações estejam sendo erguidas na conta de alagamento da lagoa, o que ocasiona a destruição do manancial hídrico.

Denúncia

A degradação ambiental da lagoa do Subaé foi denunciada ao Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). Na época, Luciano Taques, responsável pela 1º Promotoria do Meio Ambiente de Feira de Santana, instaurou inquérito para apurar o fato. Mas, quando estava prestes a promover o inquérito em denúncia, foi removido de Feira de Santana.

Na tarde de ontem, a equipe do jornal protocolou requerimento de informações junto ao MPBA com a finalidade de obter dados do órgão sobre o atual encaminhamento do inquérito.

Reportagens

Os jornais Tribuna Feirense e Folha do Estado, após o conjunto de matérias publicadas pelo Jornal Grande Bahia, produziram reportagens e confirmaram a destruição ambiental e social da localidade.

Gestor comprometido

Segundo fontes ligadas ao prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM), a orientação do gestor é no sentido de a administração municipal atuar na fiscalização e defesa do meio ambiente, com a preservação dos mananciais hídricos. Neste sentido, o gestor demonstra compromisso com o meio ambiente. Mas, falhas dos subordinados comprometem a orientação de defesa do meio ambiente.

Investimento

Ao lado do residencial, a Construtora FCK edifica o Centro de Logística Subaé (CLM Subaé). Procurados pelo Jornal Grande Bahia, a empresa informou que foram destinados 36 mil m2 para implantação da área verde, e que a área selecionada fica as margens da lagoa.

“Contratamos uma consultoria ambiental com a finalidade de requalificar ambientalmente as margens da lagoa que fica no limite do CLM Subaé. Além de recuperar a lagoa, vamos plantar árvores, formando um cinturão verde em torno da lagoa. Manteremos uma margem de segurança distante 50 metros da lagoa. Quanto mais belo o local, e ambientalmente adequado, mais valorizado é nosso empreendimento e o conceito da marca da empresa.”, declara a direção.

Responsabilidade ambiental

Lamentavelmente o espírito socioambiental dos empreendedores do CLM Subaé parece ser pouco comum na comunidade empresarial de Feira de Santana. Em diversas partes da cidade é perceptível a ocupação de espaços públicos, a exemplo de calçadas e recuos, com a finalidade de estender os domínios da propriedade privada.

Confira a imagem da lagoa

Habitações são construídas na cota de alagamento da Lagoa do Subaé em Feira de Santana.
Habitações são construídas na cota de alagamento da Lagoa do Subaé em Feira de Santana.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading