
A segunda audiência pública proposta pelo Governo do Estado para dialogar sobre o projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim aconteceu nesta terça-feira (26/05/2015), no Colégio Paulo VI, no município de Rio do Pires, no centro-sul da Bahia. O encontro reuniu cerca de 500 participantes, entre prefeitos da região, lideranças locais, moradores e representantes do Governo e da sociedade civil dos municípios de Rio do Pires, Ibitiara e Caturama. O objetivo da audiência é fortalecer o diálogo para criar uma política voltada para o bom uso da água e o consequente desenvolvimento sustentável da região.
Segundo Cibele Carvalho, chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que representou o titular da pasta, Eugênio Spengler, o governo estadual propõe “soluções efetivas, que serão fundamentais para garantir a segurança hídrica da região”. Ela destacou que o projeto faz parte do Programa Água para Todos, do Governo da Bahia, que, em oito anos, já beneficiou 4,5 milhões de pessoas com abastecimento de água e levou esgotamento sanitário para dois milhões de pessoas no estado.
Cibele ainda ressaltou que a obra de condução de água do açude do Zabumbão vai atender seis municípios e sete localidades da região, beneficiando uma população de aproximadamente 50 mil habitantes. “Queremos discutir também a contratação do projeto para a construção das barragens dos Rios da Caixa e dos Remédios, com investimentos na ordem de R$ 4,4 milhões, que vão permitir o reforço da disponibilidade de água na Bacia do Paramirim nos próximos anos”, disse, enfatizando que outras ações também serão importantes para a segurança hídrica da região, como o projeto de modernização da Irrigação no Vale do Paramirim, que vai garantir a minimização de perdas hídricas para os irrigantes.
O diretor de Águas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Bruno Jardim, destacou a necessidade de administrar o uso da água da região. “A adutora e as barragens serão de fundamental importância para a segurança hídrica do Vale do Paramirim, e o uso sustentável da água é uma necessidade que precisa ser respeitada”.
Esperança
Para o vice-prefeito de Rio do Pires, Vânio Santos, a audiência pública aponta para ações futuras em benefício do município e de toda a região. “Queremos que cidades circunvizinhas se unam a nós nesse projeto, para que a água não se torne um problema para a região”. O prefeito de Caturama, Hugo Mendonça, não apenas concordou com a afirmação, como destacou o alento que a iniciativa trará para a população como um todo. “Nossa esperança é que, pelas próximas décadas, a segurança hídrica esteja garantida em todo o Vale do Paramirim”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




