
A disseminação de informações e imagens inverídicas, na internet, é algo preocupante. Esta semana, um cidadão supostamente residente em Feira de Santana, de nome Kennedy Garcia Araújo, divulgou em seu perfil no facebook como um “recado a todos” a aparição de uma cobra entre os assentos de um veículo que, segundo ele, seria um ônibus do transporte coletivo da cidade.
“Fiquem atento ao pegar ônibus, verifiquem os acentos antes de sentar. A garagem aonde os ônibus são guardados durante noite está cheia de cobras…”, disse ele. Em seguida, convidou aos seus amigos que “divulguem para que todos possam ficar sabendo”. E postou a imagem do réptil entre os bancos de “carros da linha da matinha e pedra ferrada”.
Tal “notícia” recebeu nada menos que 1.550 compartilhamentos e centenas de comentários na página de Kennedy Garcia.
No entanto, uma rápida apuração foi suficiente para desmontar a farsa. O caso da serpente entre os assentos de um suposto veículo de transporte de passageiros, na verdade, ocorreu na cidade de Lauro de Freitas, com uma van e não um ônibus.
É o que se pode constatar em vários links de sítios na internet localizados em Lauro de Feiras. Em http://tvburburinho.com.br/2015/05/cobra-e-encontrada-em-topic-em-lauro-de-freitas-veja-imagens/, por exemplo, noticiou: “Recebemos imagens hoje de uma cobra que foi encontrada numa topic em Lauro de Freitas, os cidadãos ficaram assustados com o acontecido. E pediram uma fiscalização maior nos coletivos da cidade. O ibama foi convocado ao local”.
A página Reclama Lauro de Freitas, no facebook (https://www.facebook.com/ReclamaLauroDeFreitas/photos/a.391906904254296.1073741827.391891040922549/705495632895420/?type=1&theater) também faz o registro: “Isso é assustador!!! Cobra é encontrada em Topic em Lauro de Freitas (Veja Imagens)”. A ocorrência foi destaque ainda no blog Lauro em Foco (http://lauroemfoco.blogspot.com.br/2015/05/cobra-e-encontrada-em-topic-em-lauro-de.html).
O mínimo que se pode esperar de quem divulgou a imagem e a informação sem a devida checagem é o reparo, com o devido pedido de desculpas à comunidade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




