
“A Assembleia Legislativa carimba hoje uma página negra na história política da Bahia”. Com essa frase, o líder da Oposição na Alba, Sandro Régis (DEM), lamentou a aprovação do projeto do governo que reajusta o salário do funcionalismo estadual da forma como foi encaminhada pelo governo e que, segundo ele, não atende aos anseios da categoria. ” A bancada de oposição lutou até o último instante para retirar o projeto de pauta, a fim de que fosse reavaliado pelo governo e retornasse com proposta mais justa para os servidores”, disse Sandro Régis, lembrando que a oposição apresentou emenda propondo pagamento do reajuste em parcela única de 6,41%, retroativa a janeiro, que é data base dos servidores, mas não foi aprovada. ” A oposição votou a favor dos servidores. A proposta do governo em parcelar o reajuste em duas vezes é inconstitucional e desrespeita a data base da categoria”, bradou, informando que cerca de 30 mil servidores estaduais vão receber, de março a novembro, abaixo do salário mínimo. “O que é uma ilegalidade”, reforçou.
O tucano Adolfo Viana não poupou críticas aos deputados da base do governo e disse que ao aprovar o projeto, esses parlamentares massacraram os servidores públicos. Em discurso duro, Viana acusou os governistas de serem subservientes e defenderem os interesses do Executivo em detrimento das reais necessidades da sociedade. Referindo-se à minoria da oposição, Adolfo Viana foi categórico: “Somos menor em quantidade, porém maior em moral, ética e comprometimento com a Bahia”.
Ainda mais contundente, o deputado Targino Machado (DEM), fez questão de declarar seu voto contrário ao projeto e disse que a aprovação era resultado da escolha dos eleitores em pessoas erradas para representá-los. “O povo está votando errado”, insistiu, fazendo questão de concluir cantando a mesma música provocativa entoada na sessão de terça-feira: ” Pagou com traição/ a quem sempre lhe deu a mão”. O deputado foi acompanhado em coro pelos servidores que lotavam a galeria da Casa e que durante a agitada sessão, não cansou de aplaudir os deputados oposicionistas.
Reajuste aprovado deixa cerca de 30 mil servidores recebendo menos que o salário mínimo
“Aquelas mesmas mãos que na campanha afagaram os servidores, hoje, se fecharam”, alfinetou o deputado estadual Carlos Geilson, ao criticar a postura dos parlamentares da base do governo, que foram favoráveis ao projeto de reajuste questionado e protestado pelos servidores. Mesmo com votos contra dos deputados de oposição, o reajuste foi aprovado na Assembleia Legislativa na noite desta quarta-feira (06/05/2015), com parcelamento do percentual de 6,41% concedido em duas parcelas, sendo 3,5% retroativo a março e 2,9% em novembro.
De acordo com Geilson, com esse reajuste dado pelo Poder Executivo cerca de 30 mil funcionários não chegarão a receber sequer o teto do salário mínimo. Ele ainda lembrou alguns episódios durante a campanha eleitoral, quando o então candidato ao governo, Rui Costa, acusava o ex-governador Paulo Souto de não valorizar o servidor. “E o que faz o Partido dos Trabalhadores hoje? Rui Costa prometeu até pagar o dinheiro da URV aos servidores durante debate na campanha eleitoral e hoje vira as costas para eles”.
“A oposição tinha apresentado uma emenda que concedia esse aumento retroativo a janeiro, que é a data-base do funcionalismo público estadual, uma conquista dos trabalhadores, que foi jogada no lixo nesta noite”, salientou Geilson. O deputado destacou o choro e a tristeza dos servidores que estavam nas galerias da ALBA, e foram embora decepcionados com a falta de sensibilidade do governo.
Leia +
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




