
O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disse que toda a diretoria executiva deveria ser responsabilizada por eventuais erros nas contratações ou assinaturas de aditivos com empresas vencedoras de licitação.
Segundo ele, nenhum diretor tinha autonomia para decidir sobre projetos, contratos e aditivos. “A diretoria executiva aprovava os projetos, a licitação e os contratos. Nenhum diretor especificamente (tinha esse poder)”, disse.
Ele relatou como funciona o processo de contratação e, principalmente, os aditivos celebrados com as empresas contratadas.
“Quem fiscaliza o contrato? O gerente da obra. A fiscalização era da área de engenharia. Nós, das outras diretorias, éramos donos do orçamento, mas a fiscalização não era nossa”, ressaltou. “Qual era a origem do aditivo? Na obra. A necessidade disso era negociada entre a empresa e o gerente da obra. Isso era encaminhado para o diretor de serviços. Ou isso era mandado para a diretoria ou, se o valor era muito alto, era encaminhado a mim. Mas quem aprovou todos os aditivos? Foi a diretoria executiva da Petrobras”, relatou.
Costa voltou a dizer que os aditivos eram feitos devido a inconsistências dos projetos básicos de engenharia. Ele atribuiu as falhas dos projetos à pressa da diretoria da Petrobras. “O Brasil estava importando muita gasolina e diesel, e isso foi o que motivou a pressa nas contratações”, disse, ao se referir à construção de refinarias, gasodutos e navios-plataforma.
*Com informações da Agência Câmara.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




