Conforme reportagem do G1, publicada no dia 1º de junho de 2015, o município mineiro de Patrocínio promoveu redução do número de vagas destinadas para estacionamento na Zona Azul. Inicialmente o sistema detinha 1.600 vagas, mas foi reduzido para 1.372 vagas, informou Lucas Campos de Siqueira, prefeito. A reportagem do G1 informa, também, que ocorre constante defeitos dos parquímetros operados pela empresa Expark.
Outro tema abordado pela reportagem é sobre o uso do sistema Zona Azul por idosos. Segundo a reportagem, a Secretaria Municipal de Trânsito tem 1.800 idosos cadastrados no sistema, eles utilizam do estacionamento gratuitamente, mas para utilizar o sistema, no entanto, é preciso adquirir o cartão com a Expark no valor de R$ 10º. O valor é revertido em créditos para serem utilizados em outras vagas.
*A equipe do Jornal Grande Bahia tentou enviar questionário para o setor público responsável pela gestão do sistema, mas não obteve êxito. Os dados são do G1.
Conceito de Zona Azul
Zona Azul ou Área Azul é uma modalidade de estacionamento que utiliza serviço regulamentado de cobrança de estacionamentos em vias públicas das cidades brasileiras, com a finalidade de disciplinar o uso das vagas e incentivar a rotatividade.
A ideia é que limitando o tempo de estacionamento é possível estimular a rotatividade de veículos, ampliando o fluxo de pessoas, ao longo do dia, em uma determinada área do município. Geralmente o serviço oferece seguro contra danos ou roubo do veículos.
Regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro e por leis municipais, na maioria das cidades funciona nas seguintes categorias: “uma hora”, “duas horas” e “carga e descarga”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




