
Crianças da Escola Belém, localizada no bairro de Amaralina, vivenciaram, nesta quinta-feira (06/08/2015) experiências que permitiram uma aproximação com elementos da música clássica. O Núcleo de Práticas Orquestrais Estrelas Musicais, ação que integra o programa Neojiba nos Bairros, projeto da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) se apresentou na instituição que atende a crianças em situação de risco social, com o intuito de apurar sentidos e despertar as mais diversas emoções nos pequeninos.
A apresentação do grupo, que é formado por jovens músicos com faixa etária entre 7 a 18 anos, se deu de forma pedagógica. Os alunos aprenderam a diferença sonora de instrumentos como violoncelo, contrabaixo e violino. “ Esperamos impactar tanto as crianças da escola quanto os nossos músicos, que também são da comunidade. O nosso intuito é promover o bem-estar e fortalecimento de sociabilidade despertados pela música”, disse a coordenadora pedagógica do projeto, Hosana Ibarra.
Ainda de acordo com a coordenadora, o projeto busca promover a integração social dos jovens em áreas com alto índice de violência, utilizando a música como carro chefe. Muito mais do que formar músicos e iniciar novos talentos nas práticas orquestrais, o núcleo desenvolve e reforça valores de convivência, justiça e cidadania.
O repertório do Núcleo de Práticas Orquestrais Estrelas Musicais atraiu a atenção das crianças que assistiram encantadas a apresentação. A sinfonia 9, de Beethoven, uma das mais conhecidas do compositor alemão, arrancou aplausos da jovem plateia. A música Mourão, do compositor brasileiro Guerra-Peixe também emocionou, mas nenhuma agitou tanto como Asa Branca, de Luiz Gonzaga.
O Núcleo de Práticas Orquestrais Estrelas Musicais beneficia cerca de 178 crianças e adolescentes da comunidade do Nordeste de Amaralina. O projeto recebe o apoio do programa Neojiba nos Bairros, ação da SJDHDS no âmbito do Pacto pela Vida que incrementa as políticas de prevenção à violência nos territórios com Bases Comunitárias de Segurança (BCS) em Salvador e Região Metropolitana.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




