Desfile celebra 193 anos de Independência do Brasil

Presidenta Dilma Rousseff durante a edição 2015 do 7 de Setembro.Na comemoração do 7 de Setembro, estiveram presentes a presidenta Dilma, autoridades civis e as Forças Armadas.
Presidenta Dilma Rousseff durante a edição 2015 do 7 de Setembro. Na comemoração do 7 de Setembro, estiveram presentes a presidenta Dilma, autoridades civis e as Forças Armadas.

A presidenta Dilma Rousseff participou na manhã desta segunda-feira do desfile cívico-militar de 7 de Setembro. Na comemoração dos 193 anos da Proclamação da Independência, estiveram presentes autoridades civis e representantes das Forças Armadas.

Com 3 mil civis e militares, o desfile teve a participação de atletas, estudantes, bandas marciais, veteranos de guerra, tropas motorizadas, cavalaria de guardas, integrantes das Forças Armadas Brasileiras, policiais militares, bombeiros, entre outros.

A presidenta Dilma Rousseff autorizou o início do desfile por volta das 9h na Esplanada dos Ministérios. Ela chegou ao palanque de autoridades no Rolls Royce presidencial aberto, acenando para o público. Dilma foi recebida pelo vice-presidente da República, Michel Temer, pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner, e pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Logo após a chegada da presidenta, começaram os ritos oficiais, com a fanfarra dos dragões da independência tocando o Hino Nacional acompanhada do coral dos alunos do Colégio Militar de Brasilia. Este ano, os atletas paralímpicos foram os responsáveis por levar o fogo simbólico.

Os militares desfilaram, então, sob o som das bandas do Batalhão de Polícia do Exército e do Batalhão da Guarda Presidencial. Durante o desfile, o Exército fez uma homenagem aos 70 anos da Força Expedicionária Brasileira com comboio de 26 viaturas históricas utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial, algumas delas vieram de Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte.

Um dos momentos mais aguardados do desfile foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que voltou à parada após dois anos sem participar. Os pilotos estavam em treinamento para operar as novas aeronaves: os A-29 Super Tucano, que foram as estrelas da apresentação.

Antes do início, os aviões escreveram a frase “Somos todos Brasil” no céu da Esplanada dos Ministérios. Em seguida, as aeronaves começaram a apresentação.

Foram aproximadamente 30 minutos de mais ou menos 50 acrobacias. Sete pilotos encantaram o público com manobras. Todo o desfile durou cerca de 1h40 e transcorreu com tranquilidade.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do TJBA Campanha ZELA 728x90px.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading