
Uma comitiva de parlamentares e representantes de empresas estatais ucranianas, acompanhada pelo embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, esteve nesta terça-feira (17/11/2015) no Congresso Nacional. A delegação foi recebida pelo Procurador Parlamentar da Câmara e presidente do Grupo de Amizade Brasil – Ucrânia, deputado Claudio Cajado (DEM-BA), pelo 2° vice-presidente da casa, deputado Fernando Giacobo (PR-PR), pelo Senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e pela presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), deputada Jô Moraes (PCdoB – MG).
A delegação veio ao Brasil para fortalecer os laços diplomáticos com o Congresso brasileiro. Nos encontros, foram discutidas questões comerciais e diplomáticas entre os dois países, parcerias firmadas entre as duas Nações e novas cooperações nas áreas de tecnologia e agronegócio. O parlamentar Viktor Romaniuk, que preside o Grupo de Amizade Brasil – Ucrânia no Congresso ucraniano, lembrou a parceria que possui com o programa de intercâmbio universitário Ciências Sem Fronteiras. Segundo Romaniuk, a Ucrânia é um dos poucos países parceiros do Brasil no projeto que permite estudantes brasileiros trabalhar nas empresas do país parceiro.
Romaniuk também lembrou a parceria com a Fiocruz que permitiu a produção e venda de insulina no Brasil. O parlamentar ucraniano acredita que o Brasil também seja um grande parceiro no campo tecnológico, em áreas como aviação espacial e segurança cibernética.
O presidente do Grupo de Amizade Brasil – Ucrânia, deputado Claudio Cajado, deixou aberto o diálogo para futuras parcerias no campo do agronegócio. E ressaltou que a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) na Câmara é forte e reúne mais de 300 parlamentares.
Para Claudio Cajado, o encontro foi importante para a troca da agenda política e econômica dos dois países. “E também para que o parlamento brasileiro continue dialogando sobre assuntos, como a troca de tecnologia entre Ucrânia e Brasil”, acrescentou.
Brasileiros ilegais – Viktor Romaniuk também pediu apoio dos parlamentares para evitar que mais brasileiros se aliem a terroristas contrários à Ucrânia. Segundo ele, jovens brasileiros têm viajado à Rússia, movidos pela “máquina de propaganda russa”, para serem treinados para apoiar grupos separatistas na Ucrânia. O procurador Claudio Cajado (DEM-BA) disse que vai discutir o caso no GPA.
A comitiva ucraniana também foi recebida por representantes dos Ministérios da Educação (MEC), de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e da Defesa. A delegação ucraniana cumpre compromissos oficiais no país até o próximo domingo (29/11).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




