
Com a alta da prévia da inflação oficial brasileira registrando uma taxa de dois dígitos (10,28%) em 12 meses e o aumento do desemprego (7,9%), o chamado “índice da miséria” dispara no Brasil e chega a 18,18%. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (19/11/2015), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No início deste ano, o resultado era de pouco mais de 10%. O atual nível é o pior registrado desde pelo menos 2008, quando aproximou de 14% em meio à crise financeira internacional. O indicador brasileiro também está entre os piores do mundo. De acordo com matéria publicada no jornal O Estado de S.Paulo, a campeã é a Venezuela, com mais de 80%, seguida pela Argentina com acima de 30%, e, em terceiro lugar, a África do Sul, com pouco abaixo dessa marca.
Já o índice de miséria dos EUA está em 5,2%, mesmo considerando uma taxa de desemprego de 5,0% e inflação de 0,2% – medida pelo índice de preços dos gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês). Ao contrário do Brasil que sofre com a política econômica adotada pelo governo Dilma, este é o menor nível desde meados da década de 1950 no país americano.
*Com informação do PSDB
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




