
As 60 mulheres da Associação de Mulheres e Artesãs de Beneficiamento de Pescado de Sobradinho (Amabeps/Rede Mulher), de Sobradinho, estão expondo e comercializando os produtos derivados do peixe tilápia na VI Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES). A Feira acontece até domingo (06/12/2015), no Parque de Exposições, na capital baiana.
Entre as 39 variedades de produtos derivados da pesca artesanal, que são produzidos, pela Rede Mulher, estão os seis tipos de linguiça, entre elas a picante, defumada, tipo churrasco e de petisco. A Rede Mulher também aproveita o couro, espinhas e escamas, para a produção de artesanatos, que geram, cerca de, 500 empregos, diretos e indiretos.
Segundo a pescadora da Rede Mulher, Maria Aparecida Mendes – dona Cida, conhecida pela criatividade na produção de alimentos derivados da tilápia as mulheres associadas já conseguem perceber a transformação em suas vidas. “A Rede Mulher, além de garantir a geração de renda e a autonomia para nós mulheres, possibilita a troca de ideias, conhecimentos e experiências, traz o desenvolvimento humano e a aumento da nossa autoestima”.
O objetivo da Rede Mulher é ampliar a produção e comercializar os produtos em programas nacionais como o de Aquisição de Alimentos (PAA), e de Alimentação Escolar (PNAE), além de especializar a mão de obra, industrializando a produção. Além da linguiça, as mulheres produzem almôndegas, hambúrguer, quibe, croquete, bolinho de tilápia, carne de peixe moída, caldo concentrado da cabeça de tilápia e a farinha de osso e da espinha que é rica em cálcio e pode ser transformada em alimentos como panquecas e biscoitos, entre outros. Os produtos utilizam todas as partes do peixe, inclusive as que geralmente são jogadas fora e não são aproveitados pelos pescadores e pescadoras.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




