Reportagem publicada pela revista Veja, na quinta-feira (28/01/2016) com o título ‘Brasil tem 21 cidades entre as 50 mais violentas do mundo’, aborda índice de violência em municípios ao redor do mundo. A reportagem é baseada em dados divulgados pela ONG Conselho Cidadão para a Seguridade Social Pública e Justiça Penal, do México.
O ranking da ONG se baseia apenas em localidades com mais de 300.000 habitantes e não inclui países que passam por conflitos, como a Síria. A ONG calcula a taxa de homicídios dolosos a cada 100.000 habitantes.
Violência no Brasil
Segundo os dados da ONG, das cinquenta cidades mais violentas do mundo, 21 estão no Brasil. Em 2015, o Brasil tinha dezenove cidades listadas: Belo Horizonte (MG) deixou o preocupante ranking e deu lugar a Campo dos Goytacazes (RJ). Enquanto, Vitória da Conquista e Feira de Santana, ambas localizadas no Estado da Bahia, entraram para a lista em 2016.
Violência em Feira de Santana
Ao analisar as informações sobre Feira de Santana, apresentados na matéria da revista Veja, baseada nos dados da ONG Conselho Cidadão, que aponta o município com o 7º mais violento do Brasil e como um dos mais violentos do mundo, observa-se que são atribuídos os seguintes números estatísticos:
- – Número de habitantes: 2,402,437
- – Número de mortes em 2015: 1,101
- – Taxa de homicídio: 45,83
Observa-se que os dados estatísticos apresentados pela revista Veja diferem dos dados estatísticos oficiais sobre Feira de Santana. Conforme listados a seguir:
- – Número de habitantes: 617.528 (IBGE, 2015)
- – Taxa de homicídio: de janeiro a setembro de 2015 ocorreram 199 mortes violentas (SSP/BA). Por média estatística infere-se que em 2015 ocorreram 265,33 mortes violentas (categoria homicídio doloso)
- – Taxa de homicídio: 42,96 mortes a cada 100 mil habitantes.
Conclusão
Ao analisar os dados apresentados pela revista Veja e confrontá-los com dados estatísticos oficiais, infere-se que os erros sobre o perfil populacional e o número de homicídios dolosos em Feira de Santana conduziram a produção de reportagem inverídica.
Por fim, observa-se que a posição de Feira de Santana no mapa da violência no país e no mundo, não é o apresentado pela ONG Conselho Cidadão e pela revista Veja.
*Dados estatísticos analisados pelo cientista social Carlos Augusto.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




