
A cantora soul americana Natalie Cole, filha do músico de jazz Nat King Cole, morreu na noite de quinta-feira (31/01/2016) de insuficiência cardíaca, aos 65 anos, num hospital de Los Angeles. A informação é da AFP, citando a imprensa especializada em celebridades.
A cantora é lembrada como uma artista que construiu uma carreira por mérito próprio, apesar da filiação, e que lutou contra o uso de substâncias ilícitas.
Mesmo depois de ter concluído com sucesso, nos anos 1980, um processo de desintoxicação do uso de heroína, cocaína, LSD e álcool, Cole viveu com as consequências do uso reiterado dessas substâncias, tendo sido diagnosticada com Hepatite C, uma doença que a obrigou a um transplante renal em 2009.
Apesar de bem-sucedida, a cantora viveu os últimos anos com complicações de saúde decorrentes desse transplante. Natalie Cole, que nasceu em 6 de fevereiro de 1950, morreu no Hospital Cedar Sinai, em Los Angeles.
Seu maior sucesso, Unforgettable, foi gravado em 1991, para o álbum Unforgettable… With Love, e continua a canção com maior reconhecimento internacional de sua carreira musical. A música é um dueto com o lendário cantor e pianista de jazz Nat King Cole, construído em estúdio, a partir de gravações antigas do músico e compositor, que morreu em 1965.
Numa mensagem divulgada na sexta-feira (02/01/2016) à imprensa, a família de Natalie Cole recordou o legado da cantora que ganhou nove Grammy (prêmio da indústria musical), fazendo referência ao maior sucesso musical: “Sentiremos muito a falta de nossa amada mãe e irmã, que permanecerá inesquecível [unforgettable, em inglês] nos nossos corações para sempre”.
“Natalie lutou de forma corajosa e aguerrida e morreu como viveu: com dignidade, força e honra”, acrescentou a mesma nota da família.
Unforgettable… With Love vendeu mais de sete milhões de cópias só nos Estados Unidos e conquistou seis dos nove Grammy que Natalie Cole ganhou ao longo da carreira, um dos quais o de Álbum do Ano.
Com uma carreira musical muito rica, durante a qual lançou mais de duas dezenas de álbuns, Natalie Cole foi também atriz, com participações em várias séries da TV norte-americanas.
Na sua autobiografia, lançada em 2000, intitulada Angel on My Shoulder, Cole revelou que enfrentou depressões depois da morte do pai, que morreu de câncer de pulmão, quando a cantora tinha apenas 15 anos, e do seu filho, que morreu por afogamento numa piscina.
As complicações de saúde levaram ao cancelamento de shows da cantora agendados para o final de 2015.
Livro aborda história de superação vivida por Natalie Cole
O Livro ‘Love Brought Me Back: A Journey of Loss and Gain’ (O Amor Trouxe-me de volta: Uma jornada de perda e ganho’ de autoria de David Ritz, aborda história de superação pessoal vivenciada pro Stephanie Natalie Maria Cole (Natalie Cole).
O livro narra que em 2009 Natalie Cole iniciou tratamento médico de diálise, os rins cantora estavam falhando. Sem um transplante de rim, o futuro era incerto. Ao longo da doença, uma das maiores apoiadoras foi a irmã Carole Cole (Cookie). Mas, então, Carole Cole tornou-se doente, com câncer. Surpreendentemente, quando ela estava morrendo em um hospital, Natalie recebeu uma chamada informando que um rim estava disponível, mas a cirurgia teve de ser realizada imediatamente. Um dilema ocorreu, Natalie não poderia deixar de lado a oportunidade, nem abandonar o apoio a irmã.
‘O Amor Trouxe-me de volta’é uma história de irmãs, Natalie e Cookie, mas também das irmãs que fizeram o transplante possível, Patty e Jessica. Foi a morte de Jessica que deu nova vida a Natalie, ao mesmo tempo em que Natalie experimentou a perda devastadora da irmã. Patty sofria a própria perda terrível. Mas, quando ela conheceu Natalie, ela descobriu que o espírito da sua irmã ainda vivia.
No livro, é abordado que através do dom da vida, Natalie e Patty se tornaram irmãs em espírito. Segundo o autor, “‘O amor trouxe-me de volta’ é uma história de perda e recuperação, tristeza e alegria, sucesso e desespero e, finalmente, o sucesso novamente”.


Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




