
O governo brasileiro repatriou no ano passado a cifra recorde de 124,9 milhões de dólares referentes a recursos desviados do país. O valor superou oito vezes o acumulado entre 2005 e 2014, quando foram recuperados 14,9 milhões de dólares, noticiou o jornal Folha de São Paulo neste domingo (24/04/2016).
Dos 124,9 milhões de dólares repatriados no ano passado, 94,6 milhões de dólares são relacionados a Operação Lava Jato, recuperados da Suíça e cujo principal destino são os cofres da Petrobras, abalada pelos desvios.
De acordo com Ricardo Saadi, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos de Cooperação Jurídica – órgão do Ministério da Justiça –, o recorde foi possível em parte graças aos acordos de delação premiada, “nos quais os próprios investigados autorizam a repatriação de ativos, não havendo necessidade de se esperar o trânsito em julgado da sentença penal condenatória”.
Segundo Saadi, a cifra pode aumentar em 2016, com novos acordos de cooperação entre implicados na Lava Jato e a Justiça. De acordo com a Procuradoria, 49 delações já foram acertadas.
*Com informações do DW.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




