Exposição fotográfica ‘Encontro nos Jogos’ ocorre no MAC Feira de Santana

Exposição Fotográfica Encontro nos Jogos ocorre no MAC Feira de Santana.
Exposição Fotográfica Encontro nos Jogos ocorre no MAC Feira de Santana.

Está aberta, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC), para a visitação do público até o dia 15 de maio de 2016 a exposição fotográfica Encontro nos Jogos, que conta com 50 fotografias que documentam e celebram a cultura dos povos indígenas.

Os fotógrafos Antônio Vieira, Lula Mascarenhas, Gutemberg Suzart e Nei Rios integrantes do Clube de Fotografia da Região Metropolitana de Feira de Santana, capturaram imagens durante a realização de dois eventos esportivos realizados no Brasil que reuniram diversas etnias indígenas.

Os Jogos Indígenas Pataxó aconteceram na cidade de Porto Seguro e reuniram cerca de 700 guerreiros, entre crianças, jovens, adultos e idosos de 18 aldeias pataxós, com as mais diversas etnias vindas de vários estados brasileiros, dentre elas, as baianas Pataxó Hãhãhãe, Kiriri, Tupinambá e Tuxá, além de tribos vinda de Minas Gerais (Maxakali), Alagoas (Koiupanká), Mato Grosso (Kuikuro), Amazonas (Baniwa) e Pará do (Kayapó).

Os Jogos Mundiais dos Povos indígenas foram realizados em outubro de 2015 no estado de Tocantins e congregaram povos de inúmeros países, como Argentina, Chile, Costa-Rica, Equador, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Peru, Uruguai, Venezuela, México, Colômbia, Guianas, Estados Unidos, Canadá, Congo, Etiópia, Mongólia, Austrália e Nova Zelândia além de mais 22 etnias nacionais, a exemplo de Asurini, Bororo Boe, Rikbatsa, Javaé Itya Mahãdu, Guarani Kaiowá, Kayapó Mebengokre, Kaingang, Kamayurá, Karajá, Kyikatejê / Parakatejê, Canela Rãmkokamekra, Krahô, Kuikuro, Kura Bakairi, Mamaindê Nhambikwara, Manoki, Matis, Paresi, Pataxó, Tapirapé, Terena, Waiwai, Xavante e Xerente.

Os quatro fotógrafos, fascinados pela a cultura dos primeiros habitantes do Brasil, conseguiram capturar através das lentes a beleza e as singularidades dos povos indígenas, em uma imersão feita não apenas durante os eventos esportivos, mas com a vista a Aldeia da Jaqueira, oportunidade na qual os artistas ouviram um pouco da história da tribo, suas dificuldades e luta pela demarcação de suas terras, invadidas ao longo do tempo.

O público poderá apreciar resultado dos registros de segunda a sexta-feira, das 8 h até às 17 h. O MAC está localizado na Rua Geminiano Costa, nº 255.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading