Titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, o líder do PRB na Câmara, deputado Márcio Marinho (BA), participou da cerimônia de transmissão do cargo de ministro de Estado das Relações Exteriores ao senador José Serra, na tarde desta quarta (18/05/2016), no Palácio do Itamaraty.
Na avaliação do republicano, o primeiro desafio do ministro é resgatar a boa imagem do Brasil no exterior. “Serra assume o ministério neste momento delicado em que o país está sendo mal visto lá fora por diversas questões do governo anterior. Precisamos fortalecer as relações bilaterais, ampliá-las e melhorá-las para que o Brasil volte a ser visto como um país estratégico na política internacional. Acredito que foi uma escolha acertada. É um momento em que precisamos reforçar nossas relações bilaterais para ajudar no desenvolvimento do país”, ressaltou Marinho.
Em seu discurso, Serra destacou as dez diretrizes para a política externa brasileira a partir de agora. Segundo ele, a diplomacia voltará a refletir de modo transparente e intransigente os valores da sociedade brasileira e os interesses de sua economia. “A nossa política externa será regida pelos valores do Estado e da nação, não de um governo e jamais de um partido. Quero retirar o Itamaraty gradativamente da penúria de recursos em que foi deixado pela irresponsabilidade fiscal que dominou a economia brasileira nesta última década”, acrescentou o ministro.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




