Eleições 2016 – Feira de Santana: Democratas repete aliança com PMDB e forma chapa com José Ronaldo e Colbert Martins Filho

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), anunciou, na manhã de hoje (14/07/2016), na Câmara do Dirigentes Lojistas (CDL), o nome do ex-deputado Colbert Martins da Silva Filho (PMDB) como pré-candidato a vice-prefeito na chapa majoritária liderada pelo DEM.

Durante o anúncio da chapa majoritária foi confirmada a aliança com 19 partidos. Uma convenção suprapartidária ocorre no dia 25 (segunda-feira), com a finalidade de formalizar a coligação que vai apoiar a reeleição de José Ronaldo.

Substituição

O atual vice-prefeito de Feira de Santana, Luciano Ribeiro (PMDB), foi indicado pelo grupo político liderado por Martins. Questionado pelo Jornal Grande Bahia sobre a possibilidade de concorrer ao cargo de vereador, Luciano Ribeiro descartou a possibilidade, informando que apenas pretende apoiar a chapa majoritária e candidatos a vereador do partido, e que com o fim do mandato de vice-prefeito se afastaria da política.

Cinco vezes

José Ronaldo concorre pela quarta vez ao cargo de prefeito de Feira de Santana. Ele exerceu mandatos de prefeito de 2001 a 2004; 2005 a 2008 e 2013 a 2016. Além das três vitórias anteriores, apoiou a eleição do então correligionário Tarcízio Suzarte Pimenta Junior, que foi eleito, exercendo mandato de 2009 a 2012. O médico Tarcízio Pimenta governou Feira de Santana mantendo os principais nomes do ronaldismo à frente das secretarias municipais e diretorias de órgãos.

Além das vitórias consecutivas, Ronaldo conseguiu vencer as eleições municipais de Feira de Santana no primeiro turno. Alcançando a maioria dos votos necessários a finalização do processo eletivo. Em 2012, foi eleito com 195.967 votos, equivalente a 66,04% dos votos válidos. Em apoio a Ronaldo, foi formalizada a coligação ‘O trabalho vai voltar’, composta pelos partidos DEM, PTB, PMDB, PSL, PTN, PSC, PPS, PSDC, PHS, PMN, PV, PRP, PSDB e PT do B.

Voucher

A escolha de Colbert Filho ocorre em um momento adverso da sociedade. Pesquisas indicam que a população deseja ser representada por políticos cuja postura ética seja compatível com a função pública, e cujo passado esteja vinculado com a probidade administrativa.

Na contraordem do desejo da população, a pré-candidatura de Martins reacende o envolvimento do político na Operação Voucher.

Em 9 de agosto de 2011, quando ocupava o cargo de Secretário Nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo, Colbert Filho, no transcurso da Operação Voucher, foi preso e transferido para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN). O instituto fica localizado na capital do estado, Macapá.

A ordem de prisão foi requerida pelo Ministério Público Federal e determinada pela Justiça Federal. Além de Martins, foram presas 37 pessoas, entre servidores federais e empresários. Na época, a Polícia Federal (PF) afirmou que foram detectados indícios de desvio de dinheiro público em um convênio que previa a qualificação de profissionais de turismo no Amapá.

Em 16 de agosto de 2011, Martins foi liberado pela justiça federal.

Culpado ou inocente, o Poder Judiciário, até a presente data, não apresentou conclusão sobre o caso.

José Ronaldo e Colbert Martins Filho selam aliança DEM/PMDB.
José Ronaldo e Colbert Martins Filho selam aliança DEM/PMDB.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading