Bahia reforça proteção à criança e ao adolescente durante Jogos Olímpicos

Plantão Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente, durante os jogos Olímpicos Rio 2016.
Plantão Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente, durante os jogos Olímpicos Rio 2016.
Plantão Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente, durante os jogos olímpicos.(SJDHDS).
Plantão Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente, durante os jogos Olímpicos Rio 2016.

Baianos e turistas estão convocados a vestir a camisa da cidadania. O Plantão Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente está atuando desde a primeira partida dos Jogos Olímpicos na capital, no dia 4 de agosto, abordando o público e distribuindo material informativo. Já foram atendidos 120 casos. Nesta terça-feira (09/08/2016), o trabalho continuou no Campo da Pólvora, junto ao público que chegava para assistir à rodada dupla de futebol feminino entre Zimbábue X Austrália e Nova Zelândia X França, na Arena Fonte Nova.

A costureira Ana Cristina Aguiar Carvalho e o comerciante Aloísio Rocha foram orientados a fazer denúncia por meio do Disque 100 caso identifiquem qualquer tipo de violência contra a criança ou adolescente. “[O Plantão Integrado] é importante para que nossos jovens possam crescer em segurança. Há muitos tipos de violência, a sexual, a psicológica, a agressão física. Por isso é preciso denunciar, para garantir que eles possam crescer”, disseram.

Segundo a coordenadora de Proteção à Criança e do Adolescente da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Iara Gomes, caso a denúncia seja comprovada, a criança será encaminhada ao Conselho Tutelar. “[Ela] passará por uma entrevista e entrará na rede de proteção. Se for um caso de saúde terá atendimento médico, se for caso de criança fora da escola ou desacompanhada na rua, sem documentação, os pais serão notificados”.

O Plantão Integrado é composto por equipe da SJDHDS, prefeitura, Conselho Tutelar e Defensoria Pública especializada, entre outros órgãos. De acordo com a defensora pública Carmen Novaes, a parceria entre os órgãos é fundamental. O Plantão Integrado é uma das ações do comitê local, uma oportunidade de integrar todos os parceiros da rede. “Isso torna mais eficaz o combate às violações dos direitos da criança e do adolescente”.

A conselheira tutelar Graziela Cerqueira explica porque o trabalho é tão importante em Salvador. “Estamos na capital da Bahia, uma cidade movimentada e aberta para o público. Nós recebemos muita gente de fora do estado e do País para este evento, e precisamos estar atentos para que a festa seja boa e feliz para todos, e para que os direitos da criança e do adolescente não sejam violados”.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141884 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.