
O líder do Partido Republicano na Câmara dos Deputados, Márcio Marinho (PRB/BA), está na lista dos “parlamentares em ascensão” no seu estado, em 2016. O levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) destaca os deputados e senadores que conseguem se diferenciar dos demais pela capacidade de articular, debater ou negociar no processo legislativo.
Além do líder, o deputado Beto Mansur (SP) também foi considerado parlamentar em ascensão no seu estado. Já os deputados João Campos (GO) e Lincoln Portela (MG) figuram na lista “Cabeças” do Congresso Nacional 2016” como parlamentares articuladores.
Avaliação do Diap
Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, segundo o DIAP, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações e articulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores. Além dos “100 Cabeças”, desde a sétima edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




