Senadora Lídice da Mata apresenta discurso em defesa da democracia e diz que impeachment é farsa parlamentar

Senadora Lídice da Mata pede eleição e acusa derrotados de 2014 de se unirem à mídia numa conspiração.
Senadora Lídice da Mata pede eleição e acusa derrotados de 2014 de se unirem à mídia numa conspiração.

Ao declarar a intenção de votar contra o impedimento de Dilma Rouseff, nesta terça-feira (30/08/2016), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) chamou o processo de “golpe” e “farsa parlamentar”, que teria começado em 2014, desde a reeleição da presidente afastada. Para a senadora, o impeachment é uma “opção pelo confronto e pelo radicalismo”. Ela voltou a defender a convocação de um plebiscito para consultar a população sobre a realização de eleições gerais antecipadas.

Lídice atribuiu o impeachment a um conluio entre técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) para a construção de uma tese; ao patrocínio da acusação pelo PSDB, derrotado nas urnas; à revanche política do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha; à traição do presidente interino, Michel Temer; à deslealdade de ex-ministros do governo Dilma; e à grande mídia, que, segundo ela, agiria como “verdadeiro partido político”.

– Tudo isso temperado com uma pitada de constitucionalidade. Com a rigorosa observação dos ritos, dos prazos, das formalidades da lei, das regras do processo. Tendo o presidente do STF como presidente do julgamento. Como se tudo isso fosse cerejas de um bolo amargo e indigesto para mascarar a imaterialidade das denúncias – disse.

Na opinião de Lídice, ficou demonstrado no processo que Dilma Rousseff não cometeu crime de responsabilidade e a acusação apelou para uma “retórica falaciosa” por falta de provas.

– Querem cassar o mandato de uma presidente legitimamente eleita pelo conjunto da obra, pela impopularidade momentânea, pela perda da maioria parlamentar, esquecendo-se que num regime presidencialista quem cassa o mandato do governante pelo conjunto da obra é o povo das urnas – concluiu.

Confira vídeos com a presidente afastada Dilma Rousseff e a senadora Lídice da Mata


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading