“Agem para perseguir Lula e sua história”, diz defesa do ex-presidente

Os advogados do ex-presidente Lula afirmaram que, mais uma vez, a operação Lava Jato dá provas da obsessão pelo ex-presidente.

De acordo com a defesa, não pode ser outro o entendimento da petição protocolada nesta terça-feira (06/09/2016), na qual o Ministério Público Federal, reportando-se ao acervo presidencial, requereu ao juiz Sergio Moro que “seja intimada a Secretaria de Administração da Presidência da República para que avalie o material apreendido e especifique se algum desses bens constantes não pertencem ao acervo pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Segundo os advogados, a nota emitida pela Diretoria de Documentação Histórica da Presidência da República, esclarece que Lula recebeu o mesmo tratamento dispensado aos demais ex-Presidentes da República desde 2001. “Todos os ex-Presidentes da República seguiram a lei de 1991, como Lula. Mas somente ele é alvo de questionamentos pela Lava Jato”, contam os advogados.

Segundo a defesa, o acervo presidencial é composto de documentos, cartas, e outros objetos que Lula recebeu do povo brasileiro e de estrangeiros durante os seus dois mandatos presidenciais. “Ao final do último mandato, Lula recebeu da Presidência da República, em Brasília, esse acervo catalogado e devidamente verificado e não há qualquer ligação entre este material e a Justiça Federal de Curitiba e, muito menos, com a Operação Lava Jato”, explicam.

O tema já é discutido em outro procedimento, que tramita no Ministério Público Federal em Brasília e envolve todos os ex-Presidentes desde 1991. Para os advogados, a tentativa dos operadores da Lava Jato de se imiscuir neste assunto é a prova de que agem desconectados com os princípios constitucionais da legalidade. “Agem para perseguir Lula e sua história”, finalizam.

*Com informação do Instituto Lula.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading