Deputado Targino Machado classifica proibição das vaquejadas no Brasil como ‘lambança’ do Supremo Tribunal Federal

Vaquejada é considerada patrimônio imaterial da cultura brasileira. Deputado Targino Machado critica decisão do STF sobre legalidade da vaquejada.
Vaquejada é considerada patrimônio imaterial da cultura brasileira. Deputado Targino Machado critica decisão do STF sobre legalidade da vaquejada.

Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia nesta tarde de quarta-feira (19/10/2016), o deputado estadual Targino Machado defendeu, mais uma vez, a permanência das vaquejadas no calendário cultural brasileiro. Esses eventos foram julgados como inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início do mês, o que revoltou a todos.

Segundo o parlamentar, enquanto se busca proteção aos “animais irracionais”, a população fica à mercê das medidas protetivas do Estado, União e do próprio STF.

“Enquanto se busca medidas protetivas para proteger os “animais irracionais”, ficamos, nós outros, animais racionais, à mercê da ausência de medidas protetivas do Estado, da União ou do Supremo Tribunal Federal, que presenteou o Brasil e, de forma especial, o Nordeste, com uma lambança sem tamanho e sem precedentes, desconhecendo as medidas protetivas que ele nunca foi capaz de adotar em direção aos animais, mas que os vaqueiros e proprietários de animais já fazem há muito tempo”, afirmou.

De acordo com o deputado, o STF cometeu uma verdadeira “lambança” ao proibir as vaquejadas em todo o país.

“Pergunto ao Ministro Marco Aurélio quando vai se espraiar medidas protetivas para nossas crianças que estão morrendo de fome à míngua de carinho e proteção? Essa medida do STF é uma misto de lambança com hipocrisia e entendam como quiserem aqueles que defendem essas medidas protetivas e que enxergam atos de crueldade contra os animais onde não existe. Falta é coração, alma, humanidade e sobra lambança. Falta responsabilidade e compromisso com o Nordeste”, disse.

Ainda para Targino, a população baiana, que hospeda 60% do Semiárido nordestino, é a que mais sofrerá com essa medida do STF.

“Infelizmente aparecem umas figuras assim, quase deuses, que se julgam mais reais que o rei, mais deuses que os deuses e apontam para a cabeça de milhares de nordestinos a ameaça do desemprego, da fome. A Bahia hospeda 60% do Semiárido nordestino. Dentre os estados do Nordeste, nós seremos o que mais vamos sofrer com esse ‘excesso de inteligência’ das supremas condutas do Supremo Tribunal Federal, que deveria estar preocupado com tantas irresponsabilidades que acontecem neste país”, finalizou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading