Salvador: NEOJIBA e Escola de Dança da FUNCEB realizam Sagração da Primavera no TCA

Cartaz 'Sagração da Primavera no TCA'.
Cartaz ‘Sagração da Primavera no TCA’.

Pela primeira vez, os jovens músicos do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) e alunos da Escola de Dança da FUNCEB irão se encontrar em uma grandiosa atividade artística cultural. Jovens instrumentistas e bailarinos se reunirão para apresentar a Sagração da Primavera 2016, nos dias 15 e 16 de outubro de 2016, sábado (às 20h) e domingo (19h), no Teatro Castro Alves. Ingressos serão vendidos pelos valores R$4 (inteira) e R$2 (meia).

Também pela primeira vez, a antológica composição de Stravinsky, coreografada por Oscar Araiz, será realizada com música ao vivo em Salvador, por uma orquestra baiana.

O clássico será apresentado pelos músicos da principal formação musical do NEOJIBA – a Orquestra Juvenil da Bahia – e por alunos da Escola de Dança da FUNCEB, instituições que têm, em comum, objetivos de alcance social e artístico, através do atendimento a crianças e jovens que não têm, necessariamente, acesso à formação em artes. O processo de construção da montagem inclui um ensaio aberto, no dia 14 de outubro (sexta), para os Núcleos de Prática Orquestral do NEOJIBA, espaços culturais da FUNCEB, escolas públicas e ONG’S.

A Sagração da Primavera, composição musical revolucionária do erudito compositor russo Igor Stravinsky (1882-1971), foi criada para o balé em dois atos do coreógrafo VaslavNijinsky (1890 – 1950), também originário da Rússia, estreando no Théâtre dês Champs-Élysées, na capital francesa, em 29 de maio de 1913. Na narrativa, uma garota é marcada para ser entregue como oblação à divindade primaveril, no auge de um ritual pagão, com o objetivo de conquistar para seu povo uma colheita proveitosa.

A força e ousadia do balé A Sagração da Primavera já inspiraram várias versões. Em 1987, o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) montou sua própria versão, com a belíssima coreografia do argentino Oscar Araiz, e, em 2013, remontou-a, como parte do Projeto BTCA Memória, criado para a Escola de Dança da FUNCEB, sob a curadoria artística de Jorge Vermelho. Nesta versão 2016 o BTCA, corpo artístico do TCA, presta consultoria à montagem da mesma coreografia de Oscar Araiz, com toda a energia e impacto que a caracteriza.

Ação em parceria – O espetáculo é fruto da parceria entre a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia(SecultBA), e o NEOJIBA, programa da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, com gestão realizada pelo Instituto de Ação Socialpela Música (IASPM), entidade sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social.

O projeto é composto por duas equipes de gestores, pesquisadores, artistas e produtores colaboradores entre si, entusiastas da arte como atividade essencial para o ser humano e, por isso, fundamental para sua formação.

Agenda

Quando: 15 e 16 de outubro, sábado e domingo | Horário: 20h (sábado, 15) e 19h (domingo, 16)

Onde: Teatro Castro Alves


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading