O governador Rui Costa recebeu em audiência na sexta-feira (04/11/2016), na Governadoria, em Salvador, o prefeito de Conceição da Feira, Raimundo da Cruz Bastos (Pompílio, PSD) e os executivos Carlos Kruschewsky Filho, diretor da Construtora FCK; e Jorge Luiz Simões, diretor da Construtora Gráfico. Os empresários fazem parte do consórcio responsável pelo Centro de Logística e Multiuso 101 (CLM 101), empreendimento em fase de implantação no município de Conceição da Feira. Além das Construtoras FCK e Gráfico, participa do consórcio a Construtora Andrade Mendonça, dirigida por Antônio Andrade Junior.
Convidado pelo prefeito Pompilio, o cientista social e jornalista Carlos Augusto explanou sobre o investimento, destacando o caráter privado da inciativa e a contribuição ao processo de modernização da estrutura logística do Estado da Bahia.
Carlos Augusto informou que “o empreendimento possui área total de 1.390.000 m² e está localizado às margens da BR 101, ao lado da Ferrovia Centro-Atlântica. O Centro de Logística e Multiuso foi subdividido em lotes destinados a diferentes tipos de investimento, abrangendo os segmentos de logística, industrial e comercial.”. Ele explicou que o empreendimento possui vantagem competitiva, em decorrência da posição estratégica do empreendimento, por estar na Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS), e por ter sido planejado com a infraestrutura completa: muros, sistema viário pavimentado, sistema de segurança, redes de drenagem, esgotamento, voz, dados e elétrica.
Desenvolvimento regional
Na sequência, o prefeito Pompilio destacou o apoio institucional ao projeto do CLM 101 e a importância para geração de emprego e renda. O prefeito avaliou que não apenas Conceição da Feira será beneficiada pelo empreendimento, como, também, Cachoeira e São Gonçalo dos Campos.
Demanda do mercado
Dando prosseguimento ao encontro, os empresários Jorge Simões e Carlos Kruschewsky Filho expressaram que o empreendimento é resultado da união de profissionais com conhecimento no setor de engenharia, que após estudos, identificaram a demanda por uma estrutura moderna, destinada não apenas ao setor de logística, mas, também aos setores industrial e comercial.
Carlos Kruschewsky e Jorge Simões salientaram que a partir de estudos técnicos foi adquirida propriedade que converge da melhor forma os modais rodoviário e ferroviário e que está próximo do porto de Aratu e do Aeroporto de Salvador.
Avaliação positiva
Após a explanação sobre o empreendimento, o governador assentiu positivamente. Na avaliação dele, o CLM 101 atende a potenciais investidores que buscam oportunidade de se instalar na Bahia.
Rui Costa afirmou que a iniciativa dos empresários desonera o Estado de investir nesse tipo de infraestrutura, passando o Estado ao papel principal de fomentador de atividade produtiva.
Relação tripartite
Durante a reunião ficou definido que um protocolo de intenções será formulado e terá como signatários Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Conceição da Feira e o Consórcio CLM 101.
Presenças
Além das personalidades citadas anteriormente, participaram de apresentação do CLM 101: João Leão, vice-governador da Bahia e secretário estadual de Planejamento; Jorge Hereda, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico; Fernando Torres, deputado federal (PSD/BA); e Fábio Menezes, secretário da Educação do Município de Conceição da Feira.
Baixe
Apresentação do CLM 101 ao governador Rui Costa
Confira o vídeo










