O desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior derrotou o colega Mário Alberto Hirs na disputa pela indicação como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A eleição ocorreu na manhã de hoje (18/11/2016), através de votação do pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Jatahy Fonseca obteve 31 votos dos desembargadores, contra 25 de Alberto Hirs. Atual presidente do TRE, Hirs buscava a recondução.
Após a divulgação do resultado, o desembargador eleito afirmou que a sua atuação no TRE “será pautada no esforço de fazer valer, com muita dignidade, com muita retidão, com muita firmeza de caráter, cada um dos 31 votos que recebi”.
Seguindo a tradição, Jatahy Fonseca deve ser escolhido presidente da Corte Eleitoral ao tomar posse, em janeiro de 2017, como membro do colegiado em substituição ao colega.
Ação no CNJ
O resultado da eleição foi interpretado como um enfraquecimento do grupo liderado por Hirs, que exerceu forte controle sobre o Tribunal de Justiça até o ano passado e cuja atuação no TRE era respeitada pelos colegas.
Encontra-se em pauta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) processo disciplinar contra Mario Hirs, que deverá ser julgado ainda em 2016, levando em consideração a agilidade da Ministra Carmem Lúcia na condução do Supremo Tribunal Federal e do CNJ.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




