
Uma paralisação nacional de 24 horas suspendeu hoje (30/11/2016) as atividades nos portos de Aratu, Salvador e Ilhéus. Os trabalhadores do setor protestam contra o processo de privatização das gestões dos portos brasileiros.
“Essa privatização tira do governo o controle das faixas de embarque e desembarque de mercadorias dos portos e pode causar aumento de preços dos produtos para o consumidor. Lutamos também pelo pagamento do adicional de risco dos trabalhadores avulsos de todo o Brasil e pela discussão da renda mínima dos trabalhadores portuários”, afirma um dos diretores do Sindicato dos Portuários de Candeias (SPC/Ba), Gilmar Chagas.
Segundo o sindicalista, “a paralisação também é contrária à terceirização da guarda portuária, que vem a precarizar a segurança dos portos brasileiros e luta pela recuperação do Fundo de Pensão dos Trabalhadores (Fundo Portus) e a desestruturação da Secretaria Especial de Portos, criada no Governo Lula”.
Recentemente, o Governo Federal anunciou que pretende realizar diversas privatizações em 2017 e 2018, e estão incluídos neste bojo os terminais portuários. As concessões e privatizações pretendem atingir também aeroportos e ferrovias. Os portuários também protestaram contra a PEC 241, que limita os gastos do Governo por 20 anos, e as mudanças na Previdência.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




