José Francisco Pinto (Zé Chico) critica processo eleitoral de 2016 e avalia que país se tornou uma República virtual.
José Francisco Pinto (Zé Chico) pode assumir mandato na Câmara dos Deputados.
O suplente de deputado federal José Francisco Pinto (Zé Chico, DEM/BA) pode assumir mandato pela coligação ‘Unidos por uma Bahia melhor’, formada pelos partidos DEM, PMDB, PSDB, PTN, SD, PROS, PRB e PSC.
A assunção ao cargo depende da confirmação do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB/BA) como ministro-chefe da Secretaria de Governo, e da provável nomeação da deputada federal Eronildes Vasconcelos (PRB/BA) como secretária do governo ACM Neto, em Salvador. Caso ocorram as duas nomeações, Zé Chico, que tem base política em Feira de Santana, poderá ocupar o mandato federal.
O primeiro suplente da coligação ‘Unidos por uma Bahia melhor’ é o Democratas Luciano Fred Braga Penha. Na eleição de 2014, ele obteve 61.899 votos. Com a desincompatibilização de Antonio Imbassahy, Luciano Braga assume o mandato.
Na eleição de 2014, Zé Chico obteve 55.170 votos, ficando na segunda suplência da coligação e na 51ª posição do quadro geral de votos.
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, com área de concentração em Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e ex-aluno especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, sendo filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ – Registro nº 14.405), à Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ – Registro nº 4.518) e à Associação Bahiana de Imprensa (ABI-BA). É diretor e editor do Jornal Grande Bahia (JGB). Integra a Maçonaria regular, exercendo o cargo de Mestre Instalado da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Harmonia, Luz e Sigilo, nº 46.