Ângelo Coronel é eleito presidente do Poder Legislativo da Bahia

Deputados Marcelo Nilo e Ângelo Coronel realizam transição do poder.
Deputados Marcelo Nilo e Ângelo Coronel realizam transição do poder.

O deputado Ângelo Coronel (PSD) assumiu a presidência da Assembleia Legislativa às 19h43, eleito com 57 votos. Votaram 62 parlamentares. Apenas o deputado Paulo Câmera (PSL), em tratamento de saúde em São Paulo, teve a ausência justificada. No emocionado discurso de posse, agradeceu a cada um dos apoiadores, em especial ao senador Otto Alencar, presidente regional de seu partido, “líder, amigo e compadre” e se comprometeu a trabalhar por um Parlamento unido, respeitado e independente.

O presidente Ângelo Coronel parabenizou o antecessor na Presidência, deputado Marcelo Nilo, encerrando, com elegância, o embate que travaram nos últimos dias. Ele agradeceu também o apoio do prefeito ACM Neto, do vice-governador João Leão, e a postura de magistrado do governador Rui Costa e de Jaques Wagner. Prometeu não decepcionar os seus apoiadores e “tornar esta uma Casa de iguais”. Encerrou com um brado de “viva a democracia”, longamente aplaudido.

SUCESSÃO

A sucessão para a Mesa Diretora para o biênio 2017-2019 ocorreu num clima de tranquilidade, sem o registro de incidentes. A bancada do PT ficou de fora do colegiado e o deputado Paulo Rangel registrou a inobservância da “proporcionalidade”. Apesar disso, o líder Rosemberg Pinto orientou o voto no candidato único à presidência como um gesto para a “construção de uma relação positiva”.

Tanto o novo presidente quanto o seu antecessor tiveram apoio das galerias de seus familiares, as esposas – dona Neide e dona Eleusa –, além de filhos e netos. Emocionaram-se ao saudá-los.  E foi da tribuna que o deputado Marcelo Nilo se despediu da Presidência que ocupou por uma década. O tom foi também de união. Mão estendida, parabéns aos vitoriosos, reafirmação de seus compromissos políticos e o registro de deixar o cargo sem a ocorrência de qualquer irregularidade.

 Agradeceu aos apoiadores da candidatura (desistiu de disputar na véspera), e fez um breve retrospecto de realizações no período, como a abertura da Assembleia para a sociedade, a transparência implantada e a implantação de sinal aberto na TV Assembleia. Estendeu os agradecimentos ao conjunto de deputados (extensivo aos funcionários) e encerrou se colocando à disposição do Parlamento. “Contem comigo, com a minha experiência na defesa dessa Casa”. Deixou o plenário emocionado, aplaudido e cumprimentado por todos.

DISPUTA

A longa sessão durou quase cinco horas, pois o Regimento Interno prevê votações em separado para todos os cargos. Como estava prevista a disputa pela terceira e quarta vice-presidências, por acordo os demais cargos, exceto a Presidência, foram acomodados em uma cédula única, mas de qualquer forma foram necessárias quatro chamadas para votação.

Houve disputa apenas em torno da terceira vice-presidência, vencida por Alex Lima (PTN). O deputado Euclides Fernandes (PDT) que se inscrevera para disputar a quarta vice-presidência desistiu de fazê-lo. Assim, a nova Mesa Diretora é composta  pelo presidente Ângelo Coronel; da primeira até a quarta vice, pelos deputados Luís Augusto (PP) – que desistiu de lutar pela presidência para apoiá-lo –, Carlos Geílson (PSDB), Alex Lima (PTN) e Manassés (PSL).

A primeira secretaria foi para Sandro Régis (DEM), a segunda para Aderbal Caldas (PP), a terceira com Fabrício Falcão (PC do B) e a quarta com Luciano Simões Filho (PMDB). As cinco suplências ficaram com os deputados Augusto Castro (PSDB), Herber Santana (PSC), Carlos Ubaldino e Ivana Bastos do PSD, e Fabíola Mansur  (PSB). Estas duas inscritas após reclamação de Fabíola, pois não havia mulher na chapa original. Os deputados Antônio Henrique (PP) e Alan Castro (PSL) cederam suas vagas.

CONVOCAÇÃO

Antes de encerrar a sessão, o deputado Ângelo Coronel cumpriu o disposto no Regimento Interno e convocou os presentes para a sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos hoje, às 10h, ato que contará com a presença do governador do Estado e das maiores autoridades civis e militares da Bahia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading