Feira de Santana: agricultores do Distrito de Tiquaruçu apostam nos bons tempos

Prefeito José Ronaldo  inspeciona obras de aguadas no Distrito de Tiquaruçu.
Prefeito José Ronaldo inspeciona obras de aguadas no Distrito de Tiquaruçu.

Os produtores rurais do distrito de Tiquaruçu, ressentidos com a seca prolongada que se abate sobre todo o Município de Feira de Santana, e que frustrou a safra passada de milho e feijão, vivem a expectativa de que bons tempos virão.

Além de esperançosos de que o inverno que se avizinha trará chuva em abundância, transformando a terra castigada pelo Sol inclemente em fértil e produtiva, devolvendo, assim, a felicidade de ver o feijão enramando pelo chão e a boneca do milho apontando para o céu em agradecimento aos deuses da chuva, outro bom motivo aquece os ânimos desta comunidade.

Se todos os prognósticos combinados às rezas a São Pedro e São José vingarem, os rurícolas de Tiquaruçu estarão preparados, não apenas para uma colheita boa e farta, mas para armazenar em abundância as chuvas que se prenunciam pelos inúmeros sinais do tempo, que interpretam com sabedoria e uma fé inabalável.

Entusiasmados, eles aproveitaram a ida do prefeito José Ronaldo de Carvalho e o secretário Joedilson Carvalho (Agricultura) ao distrito para distribuir sementes, e os levaram para visitar as obras de limpeza e ampliação de tanques e aguadas que a Prefeitura Municipal realizou na região.

No povoado de Socorro, José Ronaldo foi conferir as obras que foram executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano no Tanque Grande, no Tanque do Saco e no Tanque da Caatinga, este último com características e dimensões de uma barragem de médio porte, com capacidade incalculável de armazenamento.

Caso as previsões climáticas se confirmem, os moradores e produtores rurais de Tiquaruçu, contando com estes equipamentos, já se encontram preparados para trabalhar as terras agricultáveis da região e manter a criação dos animais no campo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading