ALBA aprova projeto que libera locação de um terreno doado à OSID

Deputado Ângelo Coronel é autor do projeto de lei que libera a locação de um terreno doado à Associação Obras Sociais.
Deputado Ângelo Coronel é autor do projeto de lei que libera a locação de um terreno doado à Associação Obras Sociais.

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, nesta terça-feira (20/06/2017), projeto de lei que libera a locação de um terreno doado à Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A proposição foi feita pelo presidente do Legislativo, deputado Angelo Coronel (PSD). “Com a regulamentação da Lei nº 4.705, a importante obra de Irmã Dulce poderá locar o espaço e, com os recursos provenientes do aluguel, ajudar a manter o Hospital, em Roma, e o Centro Educacional Santo Antonio, em Simões Filho, com mais de 700 crianças estudando em regime de período integral”, diz Coronel.

De acordo com o projeto, aprovado por unanimidade pelos deputados da ALBA – após dispensa de formalidade assinada pelos líderes da maioria, deputado Zé Neto (PT), e da minoria, deputado Leur Lomanto Júnior (PMDB) – as eventuais benfeitorias e edificações que forem feitas durante a locação serão automaticamente incorporadas ao terreno, sem que haja direito a indenização ou retenção pelo locatário.

Coronel diz que a regulamentação garante uma melhor utilização do imóvel doado, fazendo com que a locação de parte dele permita uma maior e melhor manutenção e guarda. “Além da renda extra, a regulamentação vai evitar o esbulho ou ameaça de esbulho na área até então ociosa, extraindo daí recursos para suprir as despesas da entidade filantrópica”, justifica o chefe do Legislativo.

A ideia partiu da Assembleia de Carinho, instituição de cunho social do Legislativo, coordenada pela mulher do presidente da ALBA, Eleusa Coronel. “Maria Rita, da Osid, pediu a nossa interferência na regulamentação da lei. Eu respondi que dinheiro a Assembleia de Carinho não tem, mas poder de convencimento sobre os deputados – e com as oito deputadas estaduais – sobra. É mais uma fonte de renda para tocar as obras sociais, principalmente a escola”, explicou Eleusa.

Educação e produção

A área onde funciona o Centro Educacional Santo Antonio, em Simões Filho, foi doada pelo governador Lomanto Júnior, mas seu repasse só foi oficializado em 1987, pelo então governador Waldir Pires. Além da escola, o terreno abriga a fábrica de panetones e pães Dulce Natura.

O Centro Educacional Santo Antônio é um dos 21 núcleos de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Foi fundado em 1964 por Irmã Dulce e nasceu como um orfanato no qual a freira baiana abrigava meninos sem referência familiar. Em 1994, tornou-se uma escola em tempo integral, com foco na qualidade do ensino básico.

Em parceria com as Secretarias de Educação do Estado da Bahia e do Município de Simões Filho, o Cesa atende cerca de 700 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Centro oferece ainda acesso à arte-educação, inclusão digital, iniciação profissional, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading