Senador Roberto Requião compara ações da Lava Jato com as do Santo Ofício da Igreja

Senador Roberto Requião evidência uso de teses fascistas pela fora-tarefa do Caso Lava Jato.
Senador Roberto Requião evidência uso de teses fascistas pela fora-tarefa do Caso Lava Jato.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) denunciou a importação de teorias jurídicas com o objetivo, segundo ele, de gerar condenações em denúncias de corrupção. Citando exemplos, ele chamou de “esdruxularia” a teoria do domínio do fato, aplicada no julgamento do mensalão do PT, e afirmou que a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, usou a teoria da abdução das provas para valorizar “provas indiciárias”.

Roberto Requião mencionou estudo sobre a distorção dessas teorias por parte de promotores e juízes brasileiros, que, em seu entendimento, usam “jeitinho para ajustar o círculo ao quadrado”.

O senador citou passagens do Martelo das Feiticeiras, manual publicado em 1487 que orientava os juízes do Tribunal do Santo Ofício, comparando o processo judiciário daquele tempo com as práticas da Operação Lava Jato da atualidade.

– Foi esse compêndio que instruiu e guiou a Igreja no combate, perseguição, tortura e morte de milhares de homens e mulheres – estas, principalmente, acusadas de bruxaria e de heresia – e que hoje instrui e direciona as ações de juízes e promotores auto investidos de anjos vingadores, da santa espada de fogo do Senhor – afirmou Requião.

Confira vídeo


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading